Desenvolvimento - Neonatal
Por: matiasvaladao • 15/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.080 Palavras (9 Páginas) • 623 Visualizações
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
- Descreva o tamanho e a aparência normal de um recém-nascido?
Os recém-nascidos possuem características distintivas, incluindo sua grande cabeça (um quarto do comprimento do corpo) e o queixo pouco proeminente e durante os primeiros dias, alguns neonatos são muito peludos porque a lanugem, penugem pré-natal aveludada, ainda não caiu.
- Cite algumas características distintivas que mudam durante os primeiros dias de vida?
Olhos e nariz inchados. Um tom rosado porque sua pele é tão delgada, que mal esconde os capilares por onde o sangue circula. São cobertos de vernix caseosa proteção gordurosa contra infecções que seca em alguns dias.
- Compare os sistemas fetal e neonatal de circulação, respiração, digestão, excreção e regulação da temperatura?
Antes do nascimento, a circulação do sangue, a respiração, a alimentação, a eliminação de resíduos e a regulação da temperatura eram realizadas através do corpo da mãe. Depois do nascimento, os bebês precisam fazer tudo isso sozinhos O recém-nascido precisa de muito mais oxigênio do que antes e agora precisa obtê-lo sozinho. Seus batimentos cardíacos são rápidos e irregulares, e sua pressão arterial só se estabiliza no 10° dia. Ao nascer precisa de muito mais oxigênio, e ele tem que estabelecer sozinho (se faltar no nascimento ocorre danos cerebrais). Ao nascerem, os bebês têm forte reflexo de sucção para ingerir o leite, e suas próprias secreções gastrintestinais para digeri-lo. Enquanto aparelhos digestivos fetais ganhar função durante toda a gravidez, em nenhum momento faz a digestão ocorrerá "de verdade" no útero. Todas as necessidades nutricionais de um feto são preenchidas por sua mãe, que digere e absorve os nutrientes dos alimentos em sua corrente sanguínea. Os nutrientes são então passados a partir de navios da mãe nos bebês, fornecendo-lhe tudo o que necessita para alimentar o crescimento e desenvolvimento. Como tal, trato digestivo relativamente maduro até mesmo o de um feto no final da gravidez não realmente começar a funcionar até após o nascimento. Durante os primeiros dias, os bebês excretam o mecônio, fezes pegajosas verde-escuras que se formam no trato intestinal do feto. O bebê levará muitos meses para aprender a controlar os músculos esfincterianos.
- Identifique e descreva dois problemas perigosos que podem ocorrer quando os sistemas corporais de um recém-nascido não estão funcionando normalmente?
A maioria dos bebês começa a respirar assim que entra em contato com o ar. Caso a respiração não comece em até cerca de cinco minutos, o bebê pode sofrer dano cerebral permanente.
Icterícia sua pele fica amarelada. É causado pela imaturidade do fígado.
- Descreva os típicos padrões iniciais de sono e vigília?
Vigília: Os bebês têm um "relógio" interno que regula os ciclos diários de alimentação, sono e eliminação, possivelmente até seu humor.
Esses ciclos periódicos de vigília, sono e atividade, os quais regem o estado de consciência do bebê ou seu grau de vigilância, parecem inatos e muito pessoais.
Por exemplo, os recém-nascidos dormem em média cerca de 16 horas por dia, mas um bebê pode dormir apenas 11 horas, enquanto outro, 21. A maioria dos novos bebês acorda-se a cada 2 ou 3 horas, durante o dia ou à noite. Os recém-nascidos têm cerca de seis a oito períodos de sono, que variam do sono tranquilo ao sono ativo. Esses níveis de atividade refletem diferenças de temperamento que continuam durante a infância e, muitas vezes, por toda a vida. Os padrões de comportamento dos neonatos despertam reações diferentes naqueles que lhes cuidam. Os bebês, por suaves, respondem ao modo como são tratados. Portanto, desde o início, as crianças influenciam suas próprias vidas moldando o ambiente em que crescem.
Sono: Aos 3 meses, a maioria dos bebês fica mais desperto ao final da tarde e início da noite e começa a dormir a noite inteira. Aos 6 meses, mais da metade de seu sono ocorre à noite. Os distúrbios podem se manifestar nas primeiras semanas de vida da criança. São mais frequentes no decorrer do segundo ano, época dos primeiros sonhos e consequentemente manifestações de angústia. A forma de evitar aparição de distúrbios é respeitar as necessidades espontâneas de sono da criança e ajudá-la a encontrar o estado de sossego para adormecer.
- Explique o significado dos diferentes níveis de atividade?
Os níveis de atividades refletem diferenças de temperamento podendo o neonato ser mais tranquilo ou ativo, permanecem na infância e até mesmo por toda a vida, o comportamento dos neonatos despertam reações diferentes em quem lhes cuidam, os bebes respondem ao modo que são tratados e por isso influência sua própria vida moldando o ambiente em que crescem.
- Como podemos saber se um novo bebê é saudável e está desenvolvendo-se normalmente?
Através de testes como: Tipagem sanguínea, teste do pezinho , teste da orelinha ou triagem auditiva e o teste do olhinho.
- Resuma os padrões típicos de crescimento durante os primeiros três anos de vida?
Período Pré-natal. Desenvolvimentos físico: Ocorre a concepção. A dotação genética interage com as influências ambientais desde o início. Formam-se as estruturas e os órgãos corporais básicos. Inicia-se o crescimento cerebral. O crescimento físico é o mais rápido de todo o ciclo vital. O feto ouve e responde a estímulos sensórios. A vulnerabilidade a influências ambientais é grande. Desenvolvimentos Cognitivos: As capacidades de aprender e lembrar estão presentes durante a etapa fetal. Desenvolvimentos Psicossociais: O feto responde à voz da mãe e desenvolve uma preferência por ela.
Desenvolvimentos físicos: Primeira Infância (nascimento aos 3 anos): Todos os sentidos funcionam no nascimento em graus variados. O cérebro aumento de complexidade e é altamente sensível à influência ambiental. O crescimento e o desenvolvimento físico das habilidades motoras são rápidos. Desenvolvimentos Cognitivos: As capacidades de aprender e lembrar estão presentes, mesmo nas primeiras semanas. O uso de símbolos e a capacidade de resolver problemas desenvolvem-se ao final do segundo ano de vida. A compreensão e o uso da linguagem desenvolvem-se rapidamente. Desenvolvimento psicossociais: Desenvolve-se um apego a pais e a outras pessoas. Desenvolve-se a autoconsciência. Ocorre uma mudança da dependência para a autonomia. Aumenta o interesse por outras crianças.
...