Desordem do TDAH
Seminário: Desordem do TDAH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeniferleandro • 22/11/2013 • Seminário • 689 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
A resenha a seguir propõe apresentar algumas ideias importantes capazes de comutar o olhar sobre o individuo de TDAH (déficit de atenção/hiperatividade) que conforme o manual DSM—IV
“consiste num padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, mais frequente e grave do que aquele tipicamente observado nos indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento” TR, 2003, p. 112).”
Os artigos O TDAH: ENTRE AS FUNÇÕES, DISFUNÇÕES E OTIMIZAÇÃO DA ATENÇÃO 1 ( Luciana Vieira Caliman ) * apresentados como pesquisa e interação do assunto de TDAH, abordaram explicitamente quais as necessidades que englobam os diagnósticos clínicos, e seus caminhos que geralmente resultam em tratamentos errôneos e otimizados. Os capítulos dos artigos assim como sua intenção total possibilita uma observação ética e cultural sobre o transtorno de TDAH.
Definições
O transtorno de TDAH tornou-se polêmico, e amplamente discutido por profissionais da área neuroética, das ciências humanas e sociais, mais que tratar o transtorno, a discussão está em como e quem tratar, ou seja ,quais os indivíduos “portadores” do TDAH
Muitos são os motivos para tanta polêmica, como o aumento do caso em crianças e adolescente, a automedicação ou a medicação prescrita erroneamente por profissionais.
Pesquisas apontam o crescimento disparado de medicação responsável pela estabilidade/autocontrole, a mais comercializada é Ritalina, o aumento desses diagnósticos contribui para a problematização e controversas nos diagnostico clínicos realizados até o momento.
O objetivo dos artigos é despertar nos leitores, instituições e famílias que o primeiro diagnósticos devem ser realizados cuidadosamente, pois ainda os limites que separam uma criança com TDAH, com os comportamentos voluntários de atenção, se confundem neste campo.
A analise apriore deve ocorrer dentro do contexto social, ambiente este que tem exigido um nível maior de atenção, e não atingir tais expectativas, tornou-se fatores decisivos para diagnosticar o TDAH.
A postura adotada pelos artigos, não desabilita os elementos biológicos, mas caminha para outras possibilidades, onde o individuo passa a ser observado cultural e eticamente, ampliando a visão critica sobre o assunto, e as possíveis causas, possibilitando novos estudos, que reconsidere o tratamento utilizado primordialmente com medicamentos, entendendo que o desenvolvimento do homem relaciona-se com o âmbito social e cultural e sua flexibilidade.
Recomendações de Leitura
A leitura destes artigos, contribui positivamente para todos os níveis intelectuais, pois além de abordar um tema importante como o TDAH e suas disfunções, trata o assunto de maneira explicativa e praticas apresentando novas alternativas, para lidar com crianças, adolescentes adultos hiperativos ou que vivem em contra partida com o transtorno. As pesquisas apresentadas nos artigos auxiliam na prevenção da automedicação abordando seus efeitos colaterais. Devido ás estruturas dos artigos, sua organização de tópicos e bases teórica e praticas, será possível concluir que além do texto ser cientifico,
...