Determinantes Sociais de Saúde
Por: melina2411 • 28/12/2023 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
Analisar o processo saúde-doença, expressão usada para se referir acerca das variáveis que envolvem os aspectos de saúde individuais e de uma população, considerando que tanto a saúde, quanto a doença estão intimamente ligadas, ambas são consequência dos mesmos fatores Determinantes Sociais da Saúde (DSS).
Os DSS se constituem em conceito da área da saúde pública, que se refere a um conjunto de acontecimentos, fatos, situações e comportamentos da vida econômica, social, ambiental, política, governamental, cultural e subjetiva que afetam positiva e negativamente o cotidiano e consequentemente a saúde dos indivíduos.
Assim, importante ressaltar que o acesso à proteção e ao cuidado da saúde é diretamente proporcional às condições sociais, que envolvem trabalho, renda, habitação, saneamento, limpeza urbano, dentre outros.
O contraste existente nas condições de vida da população no país, onde se verifica que aproximadamente 50% não possui sequer acesso a redes de esgotos, demonstra a situação de vulnerabilidade sofrida por mais de 100 milhões de brasileiros. Causa espanto que o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), aprovado em 2007, previa para 2033 a universalização dos serviços de agua e esgoto. Contudo, com a falta de investimentos públicos na área, o prazo foi esticado para 2060, de acordo com a Confederação Nacional da Industria. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49399768.amp
Essa situação de prolongamento do prazo para a implementação de saneamento no país está diretamente ligada à incidência de uma série de doenças, como Leptospirose, Esquistossomose, Disenteria bacteriana e Tuberculose.
Tal vulnerabilidade social, das camadas da população que vive em áreas densamente povoadas e em locais insalubres, impõe a utilização do conceito de equidade em saúde, porque impactam de forma diferente, e muitas vezes injusta, a saúde de pessoas, grupos sociais e comunidades, no tocante a falta de acesso à proteção e ao cuidado à vida.
Dentre as doenças citadas em ambientes sem saneamento básico, e agravada com a falta de água, alimentação pobre em nutrientes, condições precárias de moradia e transporte precário, a Tuberculose, por exemplo, se constitui em agravo à saúde que se revela como importante marcador de iniquidade social em saúde, comum em favelas e comunidades pobres.
Referências:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49399768.amp
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312007000100006
https://www.youtube.com/watch?v=637MgE8hksw
https://portal.fiocruz.br/video/o-obvio
...