Dibis Em Busca De Si Mesmo
Artigos Científicos: Dibis Em Busca De Si Mesmo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jmas • 27/8/2014 • 506 Palavras (3 Páginas) • 481 Visualizações
Introdução
Esta é a história do desabrochar de uma personalidade forte e saudável, em uma criança anteriormente marcada por profundos traumatismos.
Quando esta narrativa começa, Dibs vinha freqüentando a escola há quase dois anos. Não falava de modo algum, a princípio. Algumas vezes, sentava-se, mudo e imóvel, durante toda a manhã ou engatinhava ao redor da sala absorto em si mesmo e desligado das outras crianças e da professora. Outras vezes, tinha violentos acessos de raiva. Os professores, o psicólogo e o pediatra da escola estavam dolorosamente confusos com ele. Seria Dibs um retardado mental? Teria seu cérebro sofrido alguma lesão quando de seu nascimento? Ninguém sabia.
O livro oferece, inicialmente, uma visão daquilo que a autora chama "a busca de si mesmo", e, neste caso, pateticamente empreendida por um pequeno ser humano atormentado. No final, Dibs consegue emergir como uma pessoa brilhante e talentosa, um verdadeiro líder, como resultado da respeitosa e extraordinária habilidade clínica da Dra. Axline.
A autora já é famosa em todo o mundo da psicologia por suas contribuições para a teoria e prática da ludoterapia infantil. Seu livro Play therapy: the inner dynamics of childrens! tem merecidamente conquistado o mais amplo aplauso aceitação.
Dibs: em busca de si mesmo é um livro agradável e fascinante para qualquer leitor. Será lido com prazer e especial proveito por todos os pais que estão interessados nas maravilhas do desenvolvimento mental de seus filhos. Também os estudiosos da infância e da natureza normal e anormal da vida mental nele encontrarão vívidos ensinamentos.
A criança descrita neste livro era, a princípio, muito excêntrica. Entretanto, psicólogos e psiquiatras têm, desde há muito, reconhecido que aspectos novos dos processos típicos (Pag. 9) normais do
desenvolvimento da saúde mental podem ser obtidos pelo estudo de diferentes e exageradas formas de comportamento que aparecem em indivíduos atípicos. Pode ser observado que, historicamente, a moderna psicologia muito deve às análises detalhadas de casos singulares. Neles podem ser incluídos os primeiros trabalhos de Freud e Morton Prinde.
Não há dúvida de que um dos grandes problemas desta era tecnológica, caracterizada por grandes aglomerados urbanos, é a compreensão autêntica das técnicas que possibilitam mudanças duráveis na personalidade e no comportamento. Dibs: em busca de si mesmo, como estudo da organização mental e da modificação de atitudes, é importante nesse contexto. As pessoas que vierem a ler e compreender este livro jamais poderão acreditar novamente que o crescimento psicológico do homem, o sucesso na escola, ou a aquisição de complexas habilidades possam ser conquistadas pela mera repetição generalizada ou pelo reforço de simples modelos de reação.
Outra idéia enfatizada neste livro é a de que o tratamento verdadeiramente profundo e efetivo de uma criança com distúrbios tende a ajudar, de maneira real, a saúde mental de seus pais. É o reverso da informação tão difundida de que o tratamento clínico bem- sucedido dos pais representa, freqüentemente, a melhor forma de terapia para uma criança com problemas emocionais. Mas acima de tudo, Dibs:
...