Resenha do Livro Dibs Em busca de si mesmo
Por: Thailyne Schildwachter • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 643 Palavras (3 Páginas) • 1.592 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
PSICOLOGIA EXITENCIAL HUMANISTA I
THAILYNE MONTEIRO COLEN SCHILDAWCHTER
Teófilo Otoni
2015
Dibs, em busca de si mesmo.
Dibs em busca de si mesmo, é um livro que relata as dificuldades Dibs, um menino considerado com retardos mentais a partir de suas atitudes. Dibs, filho de um cientista e de uma cirurgiã, sendo ele um menino rejeitado por sua mãe, pelo fato dela achar que ele tinha acabado com sua carreira. Dibs frequentava a escola frequentemente a dois anos, no entanto não mantinha dialogo com ninguém e vivia engatinhado por toda a sala ou imóvel em um canto, sendo assim a escola busca como solução o acompanhamento de uma psicóloga pra Dibs, ao qual ele chamava de miss a. Ela utilizou de várias formas lúdicas não só para prender a atenção de Dibs, como também para desvendar o grande mistério que ele era. Foram feitas várias observações na casa de Dibs, na escola e no consultório no Centro de Orientação Infantil. Como todo início foi difícil ganhar a confiança dele, mantinha-se quieto demonstrava apenas o quanto portas fechadas o incomodava profundamente, e que para ele seus pais não o amava, Dibs chamava a atenção por sua linguagem clara e firme, o que para sua idade era impressionante.
Dibs foi mudando a cada sessão, foi se entregando e todo aquele mistério diminuído, ele contava com o amor e carinho dado por sua avó, e jake o jardineiro. Após um longo tempo a vida de Dibs muda por completo, a sua família se torna seu porto seguro, algo que ele sabia que poderia contar, seus medos são enfrentando o que faz se sentir corajoso e capaz de enfrentar qualquer dificuldade.
Para mim Dibs se torna uma reflexão não só de pensamentos como também para a alma, afinal ele enfrentou todos os medos, dores, e acima de tudo se conheceu por inteiro. Dibs conhece o amor puro dado sem querer nada em troca, a partir do momento em que vê na sua psicóloga a possibilidade de ver um mundo diferente daquele que está tão acostumado. Por fim é necessário ressaltar que Dibs era superdotado, sua única dificuldade era se encontrar no mundo e a necessidade de um carinho paternal.
...