Dinâmica de grupo na saudê
Por: grasiele2017 • 22/8/2017 • Resenha • 683 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
Com base no texto lido, oficinas em dinâmicas de grupo na área da saúde e possível definir trabalho com grupos,o que são e como se organizam, como relata o texto , grupo e um conjunto de pessoas que tem os mesmos objetivos em comum e se reconhecem pelos mesmos.
Para entendermos melhor a definição de grupo temos que saber que,parar se enquadrar em um grupo devemos ter relações face a face, ou seja todos os integrantes de um grupo tem que estar unidos em um objetivo e idéias em comum, o texto traz uma reflexão muito interessante , que e a questão dos objetivos implícitos , explícitos e os inconsciente,por exemplo: um grupo de estudantes que se juntam para estudar, e ao mesmo tempo desejam aprofundar as interações de amizades entre eles.
Veremos alguns elementos básicos de grupos como: quais demandas deram origem ao grupo como, construção da identidade de um grupo, tolerância diante as diferenças internas do grupo e maior flexibilidade de troca com outros, organização referente aos papeis que cada um representa diante dos objetivos propostos pelo grupo, melhorar as interações de comunicação e participação a fim de enfrentar e superar dificuldades e trabalhar por objetivos em comum com o grupo, reconhecimento de estarem unidos pela mesma causa, idéias e objetivos para melhorar a capacidade do grupo.
O processo grupal inclui uma serie de elementos para alcançar os seus objetivos, trabalhar suas relações, transformar suas visões, promover mudanças aos participantes, todos estes elementos a cima diz respeito a estrutura do grupo eu são características formais e descritivas. outras características muito importantes que definem o grupo e o numero de participantes , tamanho o grupo, participação, homogeneidade , heterogeneidade dos participantes e a duração do grupo.
Ao formar um grupo na área da saúde coordenador examinam estes critérios e avaliam suas perspectivas teóricas e propõe formas de funcionamento como os grupos a baixo.
Como estagiários de um grupo que acompanha mulheres gestantes com diabetes, ao iniciar o acompanhamento se deparam com algumas dificuldades como, por ser um grupo grande e aberto e com uma entrada e saída constante dos integrantes fica mais difícil promover alguma demanda consistente, o teto dois traz uma compreensão maior do conceito de grupo como uma interação maior de todos os indivíduos e seus objetivos em comum,este ponto crucial faz com que o grupo alcance as expectativas do grupo como um todo.
No relato de Sueli Rodrigues Busgarelli faz no texto sobre o grupo da turma de psicologia me faz ter uma visão de grupo da turma diferente, pois o único objetivo em comum e de se formar psicólogos , vejo mais para o lado de ser uma turma do que um grupo, mesmo havendo um objetivo em comum e troca de papeis não vejo como grupo pois não tem a mesmas idéias não trabalhão em parceria, vejo mais como um subgrupo dentro de um grupo disperso . Diferente do grupo que trabalha com psicologia comunitária em duas favelas de Belo Horizonte, que ao ler o texto já percebo características mais voltadas para o grupo, como integrantes reunidas e que queiram trabalhar juntas para um bem comum.
Outro grupo muito interessante e o grupo formado pelos estagiários da UFMG que no inicio do estagio tiveram conflitos e foram desenvolvendo relações e se reconhecendo em quanto um grupo, Nos relatos de Aldo Ivan se vê
...