Direitos Humanos
Artigos Científicos: Direitos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guga14 • 27/8/2014 • 793 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
Processos Psicológicos Básicos I– Profª Michele Cristello
Psicologia/ 1º Semestre
M O T I V A Ç Ã O
Maria de Fátima Penha RA 7251613007
Raquel Rodrigues RA 5219987101
Relatório referente ATPS desenvolvida na disciplina Processo Psicológicos Básicos I da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, orientado pela Profª Michele Cristello.
Rio Grande
Novembro/2013
INTRODUÇÃO
Afinal o que é motivação?
É ser feliz, é enxergar o mundo com outros olhos, é conquistar resultados, é superar obstáculos, é ser persistente, é acreditar nos seus sonhos.
Motivação segundo o dicionário é o ato de motivar, exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém. Sendo assim, Motivação está intimamente ligado aos Motivos que sendo o dicionário é fato que levar uma pessoa a algum estado ou atividade.
O homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência. Isto quer significar que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foi relativamente satisfeita. McGregor resumiu de maneira excelente a teoria de Maslow, estruturada em cinco níveis, merecendo a transcrição:
O homem é um animal dotado de necessidades; assim que uma de suas necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar. Esse processo não tem fim: é contínuo, desde o nascimento até a morte.
As necessidades do homem estão organizadas numa série de níveis, ou numa hierarquia de valor. No nível mais baixo, mas de grande importância quando não satisfeitas, estão as necessidades fisiológicas. O homem só busca o pão quando não há pão. A menos que as circunstâncias sejam especiais, suas necessidades de amor, ‘status’ e reconhecimento são inoperantes quando seus estômago estão vazio há um certo tempo. Mas quando ele come regularmente e de maneira adequada, a fome cessa de ser motivação importante. O mesmo ocorre em relação às outras necessidades fisiológicas do homem: descanso, exercício, abrigo, proteção contra interpéries, etc.
A necessidade satisfeita não motiva comportamento. Esse é um fato de profunda significação comumente ignorado pelo conceito tradicional de administração. Consideremos a necessidade de ar. O ar não causa efeitos importantes de motivação sobre o nosso comportamento a não ser quando ficamos privados dele.
Não é preciso frisar que as necessidades de segurança podem ter grande importância na empresa, pois é claro que todo empregado industrial está em relação de dependência. Ações administrativas arbitrárias, comportamentos que provoquem incerteza no empregado com respeito a sua permanência no emprego, ou que reflitam favoritismo ou discriminação, bem como política administrativa imprevisível, podem ser poderosos motivadores de necessidade de segurança nas relações de emprego em todos os níveis, do operário ao vice-presidente.
Entre os vários questionamentos feitos uma delas foi se o salário motiva, obviamente a resposta mais comum foi sim, logo, isso vai acontecer até ele satisfazer todas as necessidades objetivas (tangíveis), como moradia, alimentação, saúde, etc... Depois que ele satisfaz tudo isso, ou seja, o funcionários estiver “ganhando bem”, ele buscará satisfazer suas necessidades subjetivas,
...