Disciplina: Ludoterapia II – Docente: Maraysa Tralli
Por: Stephanie Martins • 12/11/2019 • Trabalho acadêmico • 717 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Disciplina: Ludoterapia II – Docente: Maraysa Tralli
Caso Clínico
Uma mãe telefona e conta sobre a preocupação com alguns comportamentos do filho de 5 (cinco) anos de idade. Dentre esses, ele manifesta masturbação, busca incessante sobre diferenças anatômicas entre as pessoas do sexo feminino e as do masculino, medo e ciúme exacerbado da mãe. A partir do relato, responda:
1) Indique e explique quais os próximos passos do profissional após o telefonema (Quais características e dados a serem registrados na entrevista inicial com os pais).
Devemos tranquilizar os pais dessa criança, chamando-os para uma entrevista inicial (é preferível que venha os dois), onde tentaremos aliviar as angústias e a culpa desses pais e abordaremos os sintomas e a problemática da criança. Durante a entrevista devemos colher dados importantes sobre essa criança, como, por exemplo: motivo da consulta; história da criança; como é seu dia a dia; como é a relação dos pais entre si, com os filhos e com o meio familiar.
2) No psicodiagnóstico de uma criança, em geral, observa-se a linguagem lúdica durante a primeira hora de jogo. A psicanalista Arminda Aberastury afirma que na primeira hora de jogo diagnóstico, a criança expressa as suas fantasias de doença e de cura. Caso a família decida pelo tratamento, com quais materiais a caixa lúdica da criança pode ser montada?
“Sem dúvida para analisar uma criança não basta um frio conhecimento da técnica e da teoria. É necessário ter algo do prazer que sente a criança ao brincar, manter algo da ingenuidade, da fantasia e da capacidade de assombro, que são inerentes a infância” (Aberastury, 1982, p108).”
a. Papel, Lápis grafite, lápis de cor, canetinhas, Borracha, Apontador, Régua, Tesoura sem ponta;
b. Massa de modelar;
c. Pega vareta;
d. Bonecos que representem pessoas e animais, Bonecos de guerra;
e. Espadas;
f. Fantoches;
g. Bebê, mamadeira;
h. Veículos;
i. Carro de polícia;
j. Carro de bombeiro;
k. Dinheiro de brinquedo;
l. Boliche;
m. Telefone;
n. Conjunto de cozinha, Miniaturas de supermercado, Miniaturas de móveis de casa, Miniaturas de objetos de beleza (pente, batom, esmalte, colares, maquiagem);
o. Jogos clássicos: Dominó, Dama, Xadrez, Memória, Quebra-cabeça;
p. Objetos musicais;
q. Livros de histórias infantis (contos de fadas clássicos).
3) O que podemos pensar sobre a queixa materna e o desenvolvimento infantil para a criança em questão?
A criança em questão está na fase fálica,
...