Diversas Tecnicas De Intervenção Psicopedagogica Institucional
Artigo: Diversas Tecnicas De Intervenção Psicopedagogica Institucional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: augustocamargo • 20/11/2014 • 357 Palavras (2 Páginas) • 651 Visualizações
DIVERSAS TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
NO ÂMBITO INSTITUCIONAL
O diagnóstico psicopedagógico é comparado a um processo de investigação, assemelhando a um detetive a procura de pistas. Centrando todo o processo de aprendizagem, observando os fatores envolvidos. É uma intervenção, pois o psicopedagogo tem de interagir com o cliente, a família e a escola.
O psicopedagogo pode usar como recurso a entrevista com a família e pode também investigar o motivo da consulta, assim conhecendo melhor a história da criança, realizando a anamnese, entrevistar o cliente, fazer contato com a escola e outros profissionais que atendem a referida criança e sempre informando seus pais do seu desenvolvimento e da intervenção que esta sendo usado, e encaminhar o caso para outros profissionais quando necessário.
Os recursos disponíveis para o profissional constituem em instrumentos de realização do diagnostico e da intervenção psicopedagógica. Os desejos incontidos no inconsciente podem ser manifestos sem os mecanismos de defesa, por meio de jogos. Pode-se também usar desenhos, brincadeiras, cabe ao psicopedagogo estar atendo, analisando as mensagem que forem manifestas pelas emoções.
O papel do psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem e fazer uma análise da situação para posteriormente diagnosticar os problemas e suas causas. O psicopedagogo deve levantar hipóteses através de analise que o individuo apresenta, ouvindo as queixas do individuo, da família e da escola, fazendo também um resgate da história da vida da pessoal, e conhecer o sujeito e seus aspectos neurofisiológicos, afetivos cognitivos e sociais.
Os fatores envolvidos nos transtornos de aprendizagem são diversos, orgânicos, cognitivos, emocionais e ambientais, relacionados ates polos de procedência, o individuo a família e a escola.
No primeiro momento o psicopedagogo vai analisar os fatores envolvidos nos transtornos. O diagnóstico da possibilidade de abrir caminhos para um a possível intervenção e do inicio de um processo de superação da dificuldades.
Já no segundo momento o psicopedagogo deve iniciar o processo de intervenção na escola, promovendo mudanças que são necessárias, com orientação da própria escola e encaminhando a um trabalho clínico especializado.
Num terceiro momento, deve atuar com interlocutores entre o individuo, seus pais, professores e especialistas, com o objetivo de proporcionar um espaço de confiança, segurança, tranquilidade e prazer entre todos.
...