ENTREVISTA METODOS QUALITATIVOS
Por: Mayara Domingos • 3/12/2018 • Resenha • 620 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Análise da entrevista
Durante a realização da entrevista, tentou-se adquirir um conhecimento mais detalhado sobre o perfil profissional da entrevistada, buscando, com isso, explorar a possibilidade de existência de alguma relação entre estas características de perfil profissional, sua abordagem e a avaliação psicológica.
Por meio da entrevista realizada pessoalmente com a psicóloga A. M. acerca dos aspectos do cotidiano de seu trabalho em clínica, serão apresentadas as observações e análises realizadas em função das informações levantadas.
Foram apresentadas questões como: qual maneira que acontece a primeira “entrevista” com o paciente, como é feita a estrutura dos relatórios psicológicos, se há aplicação de testes, qual a forma de devolução e de qual forma é realizado atendimento com crianças.
A primeira entrevista foi classificada como uma forma de conhecer o paciente deixá-lo à vontade, trazer a confiança na relação, conduzindo ele a expressar-se. Como trouxe a entrevistada: “inicio com contrato verbal, explicação da forma de atuação junto ao paciente e trabalho com a escuta da demanda inicial”.
Como observamos a psicóloga usa da escuta para compreender a queixa inicial e deixa claro em seu primeiro contato qual sua forma de trabalho.
Questionada sobre o achismo após a primeira sessão, ela nos explicou que surgem as primeiras impressões na escuta e observação ao longo das sessões e não em primeiro momento como muitos no senso comum acreditam.
Um dos principais medos para nós estudantes de psicologia é a reação dos nossos pacientes. Como eles reagem, o que manifestam e esboçam no seu primeiro atendimento. A resposta da A. M. deixou-nos mais a vontade:
“As reações do paciente após a primeira sessão são diversas. Muitas vezes sentem medo por expor sua vida, alívio, em pacientes que nunca haviam entrado em contato com a psicoterapia existe certo desconforto, sempre com expectativas da cura imediata” aponta á psicóloga.
Tão importante é a entrevista inicial é a entrevista devolutiva como aponta Santos, 2014:
A entrevista de devolução pode ser empregada em diferentes contextos de trabalho do psicólogo. Na avaliação psicológica para diagnóstico, a entrevista devolutiva tem por finalidade comunicar ao indivíduo qual foi o resultado da sua avaliação, qual o seu diagnóstico.
Sua devolutiva é feita com o paciente. “Resumimos juntos toda sua trajetória dentro do processo psicoterapêutico, avaliamos a evolução nas resoluções encontradas e se necessário alguns encaminhamentos”.
Ao ser questionada sobre o uso de testes, a psicóloga informou que não faz o uso, ela acredita que temos formas mais eficientes de avaliar.
O teste ele é realizado e produzido como base um determinado fragmento da sociedade. Ele não pode ser considerado verdade absoluta e há muitos autores que os criticam. Parece que engessamos um processo avaliativo quando aplicamos teste. Avaliamos um pedaço do sujeito que é um todo. Quem nunca passou por uma situação de avaliação e teve um resultado ruim? Ou quem nunca esqueceu, pelo nervosismo, todo conteúdo estudado em uma prova?
...