ESTÁGIO BÁSICO EM PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Por: PabluOliveira22 • 8/5/2020 • Resenha • 982 Palavras (4 Páginas) • 497 Visualizações
INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO-IBMR ESCOLA DE SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Dominique Machado de Menezes
Nati
Pablo Oliveira da Silva
Viviane Lahorgue
ESTÁGIO BÁSICO EM PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Rio de Janeiro 2020
ESTÁGIO BÁSICO EM PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E PROMOÇÃO DA SAÚDE
A finalidade deste trabalho é requisito parcial para aprovação na disciplina de
Estágio Básico em Processos Psicossociais e Promoção da Saúde.
Orientadora: Prof° Rita Frechette
Rio de Janeiro 2020
RESUMO
O presente estudo teve por objetivo relacionar o texto “Discussão sobre a relação saúde mental x trabalho, baseada no vídeo: “Reflexões sobre sistema de Educação e Trabalho Curta Animado da Alike.
Palavras-chave: Educação, trabalho, comportamento.
Rio de Janeiro 2020
O curta metragem Alike, sugerido para a atividade, tem a capacidade traduzir perfeitamente um exemplo do sistema educacional tradicional e de como ele impacta a saúde mental do indivíduo desde a infância até a vida adulta, no mercado de trabalho.
O curtametragem apresenta a diferença entre uma criança muito criativa, animada e com bastante interesse pela arte musical e o seu pai, com semblante de apatia, aparentando não se entusiasmar com as belezas da vida. O pai, totalmente dedicado ao trabalho pelo qual não demonstra interesse, cobra de seu filho dedicação total aos estudos, sem considerar seus interesses. A criança, por sua vez, passa pela mesma situação na escola. Sem ter meios de expressar o que sente, utiliza os trabalhos escolares como refúgio e, através deles, ela desenha, pinta, expressando a sua subjetividade. Já o professor, repreende essa demonstração como um “erro” e o faz desenvolver a atividade da forma padronizada, vista como a “certa” a se seguir.
A repressão sentida leva o menino a uma atitude instrospectiva e fechada, onde ele entende que expressar-se e sentir era errado, dado que era sempre corrigido. Logo, acaba aceitando esse “determinismo” ao qual ele é imposto e perde totalmente a sua espontaneidade, seu fascínio pela vida e mesmo a motivação, o que o leva a uma postura de automaticidade como seu pai.
A mudança de atitude do filho levou o pai a essa percepção, e então buscou estimulá-lo a buscar seus verdadeiros interesses. Isso pode ser percebido no passeio na praça, quando viu que o músico que sempre estava ali tocando um instrumento não estava, e por isso, seu filho se fechou totalmente. O pai, para não deixar o filho triste, foi até o local que o músico tocava e simulou uma apresentação, trazendo felicidade ao filho e transmitindo a mensagem de que devemos sim nos voltar para o que realmente importa e o que nos traz a verdadeira felicidade.
O curta traz um material bastante rico para refletirmos sobre as repressões que sofremos ao longo de nossas vidas e o modo como isso afeta a nossa saúde mental. Desde cedo, o sistema condiciona os indivíduos a estudar um conteúdo que os nivela por notas, que segregando-os em “pessoas capazes” e “não capazes”, determinando o sucesso na vida acadêmica, ou não.
O sucesso acadêmico determina o grau de felicidade e sucesso na vida. A felicidade é condicionada ao sucesso. Desta forma, há o incentivo a carreiras cm prestígio, status social e
remuneração pecuniária, muitas vezes desconsiderando as subjetividades, afinidades e preferências.
É importante salientar que quando se trata de um país com grande parte de sua população vivendo em situação de extrema pobreza, tais relações de afeto não são nem consideradas, pois o intuito do trabalho é somente suprir as suas necessidades básicas.
Acerca dessa realidade, é possível compreender possíveis motivos de transtornos mentais como depressão e ansiedade serem tão usuais em nossa sociedade. Desde muito jovens há o condicionamento a seguir uma vida pré-estabelecida regida por valores muitas vezes distintos. O modelo educacional leva a acreditar que o desempenho em uma nota gradual é mais importante do que a expressão de criatividade, bem como na superioridade de um trabalho em detrimento de outro, levando automaticamente a quem realiza tais ofícios à situação de fracasso.
...