ESTUDO DE CASO E CORRELAÇÃO COM OS AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO
Por: LUIZA ALVARES DE MELO • 18/9/2018 • Bibliografia • 303 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – MG
Curso: Psicologia
Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas II
Professora: Márcia
Alunos: Bruno Babilônia Moreira, Gabriela Pinheiro Dias, Lucelma Aparecida Vaz Antunes, Luiza Alvares de Melo
Turma – 6º Período B
ESTUDO DE CASO E CORRELAÇÃO COM OS AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO
O 1º Axioma da Comunicação, como já estudado, é a impossibilidade de não comunicar. A família M. se comunica em todos os momentos, seja de modo verbal, seja nas atitudes com relação a cada membro específico que compõe a família.
O 2º Axioma da Comunicação é a metacomunicação, na qual um ato comunicativo não se limita apenas a transferir uma informação, mas simultaneamente, impõe um comportamento ao destinatário. A comunicação evoca uma relação – assim, a Família M., também é calcada em tal axioma. Em alguns pontos, o vemos em maior contraste:
- Relação de M. com o pai; com a mãe; com J.
- Relação entre os pais de M.;
- Relação da mãe de M. com D.;
- Relação da mãe de M. com J;
- Relação da mãe de M. com o avô materno de M.
O 3° Axioma fala da pontuação da sequência de eventos e pode ser entendido como uma sequência ininterrupta de trocas. No caso, o terceiro axioma pode ser observado quando M. relata em uma das sessões, juntamente com a mãe, que o pai é alcoólatra e lhe causa constrangimento e desgosto. Porém, após meses de atendimento, a mãe relata que também costuma beber muito, e que a filha a proíbe de sair para barzinhos com o pai, sendo que o mesmo cobra muito a presença dela. Pode se falar que houve uma contradição no processo de comunicação quando a mãe omitiu essa informação, fazendo com que o pai parecesse o único “responsável” pelos problemas relacionados à família.
O 4º axioma fala da comunicação digital e analógica
...