Educação, Sociedade E Trabalho: Abordagem Sociológica Da Educação
Dissertações: Educação, Sociedade E Trabalho: Abordagem Sociológica Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luciene82 • 25/2/2014 • 301 Palavras (2 Páginas) • 2.975 Visualizações
Curso: Técnico em Secretaria Escolar
Turma /Ano : 1/2011
Bloco 1- Formação Pedagógica
Módulo V : Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação
Atividade – Memorial e Pratique - Unidade 2 e 3
Memorial da aula dia 11/02/2012
Hoje iniciamos nossa aula com a análise da unidade 2 do módulo 5 que trata das tendências teóricas no estudo da sociedade, Materialismo Dialético, Funcionalismo, Durkeim, Marx, Engels, entre outros pontos.
Fizemos um pequeno intervalo, e retomamos nosso debate e estudo sobre a unidade apresentada e também mais definições sobre as atividades a serem realizadas.
Logo após iniciamos também o estudo da próxima unidade, a 3, que trata da Educação na perspectiva conservadora. Passamos novamente por Durkeim (conservador) e Dewey (pensamento liberal e responsável pela Teoria do Capital Humano).
Pratique Unidades 2
1 - Faça uma pesquisa sobre as biografias de Durkheim, Marx e Engels. Procure verificar a trajetória dessas vidas, onde nasceram, a origem social, o que os motivou a construir suas idéias e obras, o que defendiam, como pensavam o mundo. Verifique na biblioteca de sua escola. A internet também é uma boa opção de pesquisa.
Karl Heinrich Marx, de nacionalidade alemã, nasceu em 05 de maio de 1818. Cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Engels. Sua situação material esteve sempre precária. Economista idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada.
Idéias Marxistas
Marx foi expulso da maior parte dos paises europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com eu ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo ele, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e
...