A SOCIEDADE TRABALHO E EDUCAÇÃO
Por: bi-freitas • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 407 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
TRABALHO EM GRUPO
UNIUBE-MG
PÓLO DE NOVA GRANADA
2015
“SOCIEDADE TRABALHO E EDUCAÇÃO”
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba como parte das exigências para conclusão do Curso de Pedagogia Etapa 4.
Preceptora: Kely Cristina Munhoz Canile
Professora Tutora: Leila Maria Homsi Kerbauy
UNIUBE-MG
PÓLO DE NOVA GRANADA
2015
“DIAS DE LUTAS E DIAS DE GLÓRIAS”
Os movimentos sociais no Brasil têm sua grande importância para a realização de muitas conquistas hoje vivida por nós, há começar pelo voto direto, pelo direito das mulheres em votar, é claro que houve muitas lutas, nossa história é marcada por grandes embates realizados contra os governos de hábitos autoritários, houveram-se também as lutas pela liberdade e democracia, tendo como motivo de inspiração a ideologia que movia as mentes e corações.
Diante de tudo isso chegamos à conclusão que esses movimentos sociais vem de momentos difíceis que estamos passando, que é preciso estar na luta para que grandes movimentos sociais apareça que ele vem da nossa angustias e dificuldades pela qual o país esteja passando no momento.
Se parecia que os movimentos sociais tinham ficado lá traz em nossa e esquecida pela sociedade, esses últimos dois anos nos fez ver que estávamos enganados, pois ele ressurgiu e se fez presente em nosso cotidiano, grandes multidões saíram às ruas em protesto de variados motivos, dessa vez usando meios mais rápidos e de fácil acesso á internet e a televisão.
Engajado nesses movimentos veio à luta em defesa dos direitos culturais, a conscientização pela devastação global, contra a corrupção, o preconceito e racismo.
Sabendo que nada vem de graça e que para colher temos que plantar, entendemos por meio desses movimentos sociais que precisamos arregaçar as mangas se queremos mudanças, por que de nada adianta cruzar os braços e reclamar da violência, da fome ou da desigualdade social, se sabemos que lutando há possibilidades de vencer então vamos as ruas lutar pelo que entendemos que é nosso de direito.
“Qualquer cidadão é parte legitima para propor ação social que vise anular ato lesivo ou patrimônio público, á moralidade administrativa, ao meio ambiente, ao patrimônio histórico ou cultural”.
GONH. Maria da Glória. Movimentos sociais no início do século XXI- antigo e novos atores. Ed. Vozes-5° edição-RJ 2011.RAIZER
...