SOCIEDADE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.
Por: Nanny Souza • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 555 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CURSO DE PEDAGOGIA
Regina Souza Rodrigues Leal
SOCIEDADE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.
CARIACICA
2015
SOCIEDADE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.
[pic 2]
CARIACICA
2015
ATIVIDADE 1.
- Acesse o link 1 e assista ao vídeo “Diário de um Detento”, do grupo Racionais MC`S.
- Registre os pontos importantes.
- Com o seu grupo de trabalho discuta sobre os tópicos registrados.
TEXTO REFLEXIVO
A canção Diário de um Detento de rap do grupo Racionais foi escrita por um ex-detento.
A letra da música aborda a rebelião do presídio do Carandiru, ocorrida em 2 de outubro de 1992, quando 111 presidiários foram mortos pela polícia em evento que ficou conhecido como Massacre do Carandiru.
O autor faz um recorte do tempo em que viveu na prisão, retrata só 3 dias, mas entendemos neste curto e intenso relato, todas as centenas de dias vividos ali.
A consciência de que são rigorosamente vigiados, e que todos os dias são iguais.
As dificuldades: comida azeda, ausência de parentes, confusões nos acertos de contas.
Vontade de sair daquele lugar.
A canção mostra, por meio de relato em forma de diário como é difícil ser um detento, estar em meio de pessoas perigosas e não ter segurança por parte da polícia. Dentro do presídio, cada um por si, é um território onde reinam armas, drogas, rebeliões são constantes, cada detento é responsável por sua sobrevivência.
Um fato marcante na canção é o apelo feito por detentos, em relação à família e pessoas próximas que estão fora da prisão, a mãe sempre valorizada, o repúdio as drogas, as orações para que a sentença do juiz lhe conceda a liberdade.
No Brasil não temos políticas públicas efetivas que se preocupam com a ressocialização do detento, raramente um ex-presidiário consegue emprego e uma vida reajustada na sociedade, pois sofrem preconceitos, e, portanto, não são confiáveis e dignos de uma nova chance.
A canção foi um grito de socorro, pelas dificuldades encontradas dentro do sistema prisional, que por ser falho, ocasionou tanta injustiça, uma história repetindo o ciclo de violência que sustenta a sociedade em que vivemos uma barbárie que não é à sombra da sociedade, mas a sua lei mais ampla.
ATIVIDADE 2
- Acesse o link 2 e ouça a música Novo Tempo (1980)-Ivan Lins
Gostou da música?
Esta música retrata o que estamos vivendo nos dias atuais: as lutas, as manifestações do povo... Essa luta é nossa e das próximas gerações.
Agora produza com seu grupo um texto de 10 a 15 linhas, evidenciando os problemas, as angústias que o povo brasileiro enfrenta cotidianamente. Dê um destaque à relevância dos movimentos sociais.
TEXTO REFLEXIVO
A música novo tempo, escrita por Ivan Lins retrata o que estamos vivendo nos dias atuais, as manifestações, a luta, apesar de todos os perigos e das injustiças, nos encontramos na praça para cantar e sobreviver.
Os movimentos sociais no Brasil possuem uma forte tendência ao marxismo, à luta por escolas públicas de qualidade, melhorias na saúde e moradia, os movimentos dos trabalhadores sem terra lutam pela reforma agrária, redistribuindo as terras improdutivas.
O novo tempo é o momento de se mostrar, de lutar pelo seu espaço, por um País livre, apesar de todas as violências sofridas, todos devem lutar pela sobrevivência, pelo direito á palavra, lutar pelos direitos econômicos sociais e culturais, é o que impulsiona o movimento feminista, necessidade do reconhecimento do direito universal á educação, saúde e proteção contra violência doméstica.
...