Emilia Ferreiro
Dissertações: Emilia Ferreiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: drikaomtt • 30/9/2014 • 770 Palavras (4 Páginas) • 588 Visualizações
Biografia
Emília Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança) ela continuou, estudando um campo que o mestre não havia explorado: a escrita. A partir de 1974, Emília desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979. Emília é hoje professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da Cidade do México, onde mora. Além da atividade de professora - que exerce também viajando pelo mundo, incluindo frequentes visitas ao Brasil -, a psicolinguista está à frente do sitewww.chicosyescritores.org, em que estudantes escrevem em parceria com autores consagrados e publicam os próprios textos.
A psicolinguista argentina desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, o que levou os educadores a rever radicalmente seus métodos.
Principais Obras:
___Alfabetização em Processo, Emília Ferreiro, 144 págs., Ed. Cortez
___ Atualidade de Jean Piaget, Emília Ferreiro, 144 págs., Ed. Artmed
___Com Todas as Letras, Emília Ferreiro, 104 págs., Ed. Cortez
___Coleção memória da pedagogia, nº 5: Emília Ferreiro: a construção do conhecimento. São Paulo: Segmento Duetto 2005.
___Cultura escrita e educação. E. Ferreiro. Artemed, 2001.
___Os Processos de Leitura e Escrita, Emília Ferreiro e Margarita Gomes Palacio, 274 págs., Ed. Artmed
___Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever, Emília Ferreiro, 96 págs., Ed. Cortez
___Psicogênese da Língua Escrita, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, 300 págs., Ed. Artmed
___Reflexões sobre Alfabetização, Emília Ferreiro, 104 págs., Ed. Cortez.
Vida
Emília Beatriz María Ferreiro Schavi nasceu em 1937 na Argentina.
Em 1970 depois de se formar em psicologia pela Universidade de Buenos Aires, estuda na Universidade de Genebra, onde trabalha como pesquisadora-assistente de Jean Piaget e obtém o título de PhD sob orientação do psicopedagogo suíço.
Em 1971 retorna a Buenos Aires, forma um grupo de pesquisa sobre alfabetização e publica sua tese de doutorado Les relations temporelles dans le langage de l'enfant.
Em 1972 recebe bolsa da Fundação Guggenheim (EUA).
Em 1974 afasta-se de suas funções docentes na Universidade de Buenos Aires.
Em 1977, após o golpe de Estado na Argentina passa a viver em exílio na Suíça lecionando na Universidade de Genebra. Inicia com Margarita Gómez Palacio uma pesquisa em Monterrey (México) com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem.
Em 1979 muda-se para o México com o marido, o físico e epistemólogo Rolando Garcia, com quem teve dois filhos. Lá publica Los sistemas de escritura en el desarrolo del niño em co-autoria de Ana Teberosky.
Em 1982 publica Margarita Gómez Palacio o livro Nuevas perspectivas sobre los procesos de lectura y escrita, resultado de pesquisa com mais de mil crianças
...