Empreendedorismo E Aspectos Comportamentais
Trabalho Universitário: Empreendedorismo E Aspectos Comportamentais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pitylacerda • 3/5/2013 • 529 Palavras (3 Páginas) • 972 Visualizações
“O Aviador” é um filme realizado por Martin Scorsese em 2004. Este filme conta com um elenco composto por atores como Leonardo DiCaprio no papel de Howard Hugles e Cate Blanchet encarando Katharine Hepburn. “ O Aviador” retrata a vida de Howard Hugles, um milionário (pela herança do pai), aviador, engenheiro e produtor de cinema. Howard Hugles viveu no século XX (1905-1976), ficou conhecido por bater o record mundial de velocidade a bordo de um avião, pela produção do filme “ Hell´s Angels” e ainda por ser dono da maior companhia aérea norte americana (TWA). Mas Hugles também tinha suas incapacidades e fobias e as suas crescentes extravagâncias e obsessivo comportamento vão levá-lo ao seu próprio isolamento. Audacioso piloto, o mais famoso desde Charles Lindbergh, Hugles tornou-se comandante da aviação comercial. Ele transformou-se numa figura mítica da América dos seus dias, envolto numa aura de agitação, encanto, sedução e mistério.
Howard apresenta ao longo do filme diversos comportamentos característicos do empreendedor desde o sonho em construir o filme até o controle da Cia aérea TWA . Características como visão de futuro, coragem para correr riscos, otimismo, ousadia, determinação para o alcance de seus objetivos, criatividade e superação. No olhar psicanalítico o filme é rico em detalhes, pois mostra desde a primeira cena as relações parentais, especialmente a figura feminina e as conseqüências destas relações na construção da personalidade. A mãe, representada pela figura feminina nesta relação ensina o filho a temer as doenças e vê-las com fobias e medo. A questão das mãos e luvas demonstram a importância da assepsia. Sua inteligência em alto nível é desta forma canalizada para um forte erotismo que por sua vez se traduz na visão empreendedora e a energia para ação e alcance de seus objetivos. Fascinado por aviões, que para ele simbolizam o órgão genital masculino e também seu falo, o autor consegue mostrar sublimação dentro do avião quando sente prazer em voar e atingir altas velocidades, “perfurando” o espaço aéreo. A criatividade nitidamente percebida entra em contradição em alguns momentos com um parto psíquico diante de críticas. Seus medos e fobias chegam em um nível de comportamento esquizóide e obsessivo compulsivo. A dor de sentir o corpo faz com que o mesmo retorne a posição fetal ou de parto representando assim a dor da descoberta de si e do mundo. Sua realização e prazer se dão na construção de seus sonhos e no sucesso atingido através destas realizações ou descobertas. Por outro, existe a forte cobrança psíquica e ainda a sublimação por esse sucesso. Percebe-se também no personagem os fantasmas arquétipos das figuras pai x filho. O nome dado pelo mesmo ao avião – Hércules – evidencia esse falo. Seus romances trazem à tona essa dificuldade com a figura feminina, pois o personagem só consegue um relacionamento com as mulheres no modelo “profissional”. A imagem e traços da personalidade da mãe são procurados nestas figuras, que muitas vezes, precisam ter o papel de mãe, especialmente em seus surtos psicóticos. O prazer dele vem do toque, remetendo ao toque que a mãe lhe dava e provocava o prazer e a água representa o orgasmo e a ejaculação.
Seu empreendedorismo representa seu sucesso.
...