Entrevista Salmo Raskin
Por: Felipe Torres Magalhães • 8/11/2017 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
FELIPE MAGALHÃES
Ra: D15HGB-7
Resumo do documentário
Filhos da Lua
BAURU
2017
1.RESENHA
Filhos da lua é um termo dado aos albinos, pois por causa da falta de melanina em seus corpos, deixam a pele embranquecida, consequentemente, muito sensível a luz do sol, por isso, suas atividades eram feitas de noite, pois de dia sua pele fica machucada por conta dos raios UV. Mas o termo “Filhos da Lua” não é bem aceito dentre os albinos.
Na Ilha de Lençóis, localizada no Norte do Maranhão, ocorre um fenômeno um tanto peculiar, sua população é estimada em 500 habitantes onde existe uma grande população de albinos.
O fato dessa probabilidade ser alta, é o fato de que o albinismo normalmente tem 0,005% de probabilidade em afetar a população mundial, já na Ilha dos Lençóis, essa probabilidade é de 3%. Seis mil vezes maior do que a média mundial.
O motivo ainda é desconhecido, para os habitantes, é por causa de uma lenda, chamada Sebastianismo. Já para os cientistas, foram mutações genéticas que fizeram o gene TYR ser dominante dentre a população, tendo em vista que como foi uma terra colonizada por portugueses, sua única maneira de dar continuidade a sociedade seria reproduzir entre os mais próximos.
A população sofre por causa dessa mutação, causando câncer de pele e a maior probabilidade a cegueira. Nessa ilha a ajuda médica é precária e os moradores necessitam migrar em busca de tratamento. Para se proteger seria necessário protetor solar mas também não é de fácil acesso, roupas compridas são motivos de brincadeiras.
O câncer de pele é o maior inimigo dessa população, Telma Maria Silva, a nativa mais antiga da Ilha, faleceu no final de março de 2017 por câncer de pele. Sua contribuição de informações foi de suma importância.
...