A GENÉTICA E PSICOLOGIA COM SALMO RASKIN
Por: Júlia Souto • 10/11/2017 • Resenha • 551 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
RESUMO DA MATÉRIA “FALANDO SOBRE GENETICA E PSICOLOGIA COM SALMO RASKIN
A entrevista realizada com o Dr Salmo Raskin especialista em Genetica e Pediatria trata sobre a importância da atuação da psicologia juntamente com medicina em relação a aconselhamento genético.
Devido a complexidade das doenças hereditárias/e ou genéticas, a psicologia vem juntamente com a medicina realizando processos de comunicação e projetos voltados a area de aconselhamento genético, que consiste na avaliação, orientação e suporte a famílias,e ao próprio individuo, dando informações sobre o diagnostico, risco de transmssão, etc. A necessidade da presença de um psicólogo que juntamente com o medico analise e obtenha as informações necessárias a dar o suporte a família ou ao proprio paciente diminuindo o impacto da informação e dando um maior suporte a família nessas questões.
Ele também destaca que a relação entre o psicólogo e o médico vem melhorando ao decorrer dos anos, devido a visão mais aberta do médico em relação a noção da importância do papel do psicólogo, e também em relação do psicólogo a entender que há necessidades que apenas o médico pode suprir. A união dessas duas profissões, ajudará muito nas relações com os pacientes, a troca de informações,de conteúdos e as bases dadas por esses dois profissionais auxiliara e muito na compreensão de determinadas situações.
Outro ponto importante citado por ele é a relação INDIVIDUO x AMBIENTE, que tem uma forte relação com a genética, sendo que essas experiências ativam e desativam proteínas, podendo ter interação e modificações genéticas, e a forte relação natureza e ambiente que são importantes ao decorrer da vida de cada ser. Também cita a importância da atuação desses dois profissionais dando apoio desde o nascimento do bebê, orientando pais e familiares a lidar com má formações e doenças, podendo assim auxiliar e prevenir problemas em relação a esses casos, onde os pais conseguiram lidar normalmente e em outros casos onde eles não conseguiram.Raskin fala também da importância da estimulação precoce, e a falar sobre de situações onde a medicina não pode interferir, como em casos de mutações cromossômicas (como a síndrome de down), ou em doenças hereditárias.
O projeto Genoma Humano citado pelo doutor, trata-se de um projeto revolucionário, tanto pra medicina nas relações as descobertas de Gens e mutações ligadas a eles, e tanto para a psicologia que em contato com essas novas teorias e descobertas, estará mais apto e terá mais conhecimentos ligados a esses pontos, podendo assim estudar e lidar melhor com essas situações. A descoberta dos novos conteúdos, deu a medicina a possibilidade de lidar com indivíduos pré-dispostos a essas mutações genéticas que podem ou não ser relacionadas a própria natureza ou a relações individuo x ambiente, sendo assim a psicologia tem a abertura de dividir em grupos como os pré dispostos: de alto risco e de baixo risco, podendo lidar mais diretamente com esses pontos abordando melhor as situações que esse paciente terá que enfrentar.
Essa relação e essas descobertas são de extrema importância tanto pra Medicina quanto para a Psicologia Brasileira, que estão em grande ascensão. Baseado nas informações contidas na entrevista, pode-se concluir que o Aconselhamento Genetico é uma das melhores tendências para a estabilidade social, em relação a valores humanos, pessoais e familiares. Se esse apoio exister a compreensão dessas situações será muito mais viável, e a eficácia nesses processos é eminente.
...