Entrevista com Gestor Escolar
Por: petrine mirela Moretti • 24/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.387 Palavras (6 Páginas) • 9.685 Visualizações
UNIASSELVI FAMEG – GUARAMIRIM
Matéria: Psicologia Escolar e Educacional
Curso: Psicologia 1.5
Acadêmicas: Djennifer Aline Vincenzi
Heleninha Schulz Pinheiro
Petrine Mirela Moretti
Suzalin Kamke
Entrevista com Gestor de Escola Estadual do município de Jaraguá do Sul
Guaramirim, 29 de março de 2016
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as percepções do profissional da educação sobre a intervenção profissional da Psicologia, as dificuldades enfrentada com os conhecidos como aluno problema e medidas tomadas perante as dificuldades. Para a obtenção das informações, foi realizada entrevista semiestruturada com 1 gestora escolar de uma escola de ensino médio estadual.
Objetivo: Explorar os problemas escolares, dificuldades dos alunos, participação do psicólogo na área escolar e a percepção do gestor escolar sobre a falta do psicólogo na instituição de ensino.
Método: Entrevista semiestruturada, e observação.
Palavras chaves: escola, psicólogo escolar, gestor escolar, alunos problemas, apoio psicopedagógico.
Introdução:
Neste trabalho, através de uma entrevista, estaremos questionando a visão de um gestor escolar, sobre os problemas de aprendizagem com o objetivo de compreender como se dá essa relação da gestora escolar e equipe de trabalho e como os profissionais trabalham com alunos considerados problemas. Podemos observar como muitas vezes as instituições de ensino tem dificuldade de aceitar esse profissional, mas ao mesmo tempo confessam a necessidade de se ter um profissional com outros olhos e uma visão completa.
Desenvolvimento:
O presente trabalho foi elaborado na aula de Psicologia Escolar e Educacional, entrevistamos uma gestora escolar da Escola Roland Harold Dorbunsch, que é uma escola estadual localizada no município de Jaraguá do Sul/SC, a entrevista a seguir não é transcrita na integra pois não podemos gravar no ambiente em que fizemos a entrevista em virtude do barulho.
Entrevistadora: Qual a sua formação acadêmica?
Gestora escolar: Sou formada pela UFSC em Matemática e Biologia, e fiz magistério.
Entrevistadora: A quanto tempo trabalha na área escolar? E quais funções? Há quanto tempo desempenha a função de gestora escolar?
Gestora escolar: Desde 1987, fui professora, depois assessora escolar, depois voltei para sala de aula aqui nessa escola, sai em seguida para voltar a ser assessora, e em 2014 voltei para essa escola para assumir a função de gestora escolar.
Entrevistadora: A escola atende quantos alunos? E em quantos turnos?
Gestora escolar: 630 alunos e em três turnos. Tendo ensino médio nos três turnos.
Entrevistadora: Quantas pessoas trabalham da escola?
Gestora escolar: 25 professores, 2 merenderas, 4 ajudantes gerais, e 6 pessoas no administrativo contando a gestora escolar.
Entrevistadora: Quais são as atribuições de um gestor escolar?
Gestora escolar:
Entrevistadora: Como você vê o relacionamento da escola com os pais dos alunos?
Gestora escolar: No final do ano fizemos uma reunião para todos os pais de todos os alunos, e o número de pais que compareceram foi desanimador apenas 31 pais vieram para a reunião, de 630 alunos, apenas 31 pais compareceram. Existem muitos pais que participam, contribuem, trabalham juntos para fazer a escola um ambiente melhor para o seu filho, mas infelizmente a maioria dos pais não participa e quando vem tem pressa, diz que não pode demorar. Até entendo que atualmente é difícil participar da vida letiva dos filhos, que a grande maioria dos pais não tem tempo pois trabalha o dia inteiro e “não quer se incomodar com isso” Ela relatou que a pouco tempo atrás recebeu uma aluna transferida de outra escola que a pedido da mãe em uma certa hora da tarde devia tomar uma medicação, e através de uma denúncia foi se descobrir que essa medicação que ela tomava era um remédio que a fazia dormir quando chegava em casa. Então as vezes eu me questiono referente alguma queixa sobre algum aluno, como esse aluno vem para escola, será que ele recebe a devida atenção em casa, toma um café antes de vir, conhecendo algumas famílias de alguns alunos as vezes me surpreendo como esse aluno ainda tem algum norte, pois a família é sem estrutura alguma. Por tanto digo que a participação dos pais não é como esperado, e precisamos muito do apoio deles.
Entrevistadora: Referente a APP, ainda existe, como são os encontros? E como acontecem?
Gestora escolar: Sim ainda existem nos reunimos geralmente uma vez por semestre para discutirmos referente a orçamento e o que faremos com a verba disponibilizada. Fazemos também reuniões extraordinárias referente a eventuais problemas ou necessidades que apareçam. Mas além dessa participação dos pais resgatamos também o grêmio estudantil, que é uma comissão de alunos que votam, e fazem levantamentos de melhorias a serem adotadas, fazem gincanas para a interação de todos os alunos.
Entrevistadora: Quais as maiores dificuldades enfrentadas pele escola?
Gestora escolar:Na minha opinião é a falta de interesse dos pais nas questões escolares, essa falta de apoio faz com que o nosso trabalho em cima da educação seja muitas vezes perdido.
Entrevistadora: Diante de uma queixa de um aluno com dificuldades quais são as medidas tomadas?
Gestora escolar: Primeiramente é encaminhado para a gestora escolar para uma conversa, e posteriormente é chamado os pais até a escola, ou uma conversa por telefone. Se a queixa persistir, entramos em contato com a prefeitura junto ao órgão do conselho tutelar para investigar e dar suporte necessário a esse aluno, mas nenhum trabalho é feito efetivamente por esses profissionais dentro da escola, após algumas semanas eles entram em contato com a gente ou até veem até a escola para ver se ouve evolução no quadro do aluno.
...