Entrevista com a Mãe A gravidez foi desejada?
Por: erica vizinho paz • 23/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 235 Visualizações
Entrevista com a Mãe
A gravidez foi desejada?
- Não, quando descobri a gravidez apenas namorava com o pai da minha filha. Morávamos cada um em sua casa. O Pai da minha filha, hoje meu marido já tinha um filho de outro casamento. A recepção da notícia não foi muito boa, não tive apoio dele e tão pouco de sua família. Minha família não é de São Paulo então realmente só tinha ele para contar. A gravidez veio em um momento não muito bom do nosso namoro, estávamos meio brigados, em fase de separação. Porem em momento nenhum houve rejeição pela criança. No terceiro mês de gestação, passamos a morar juntos por motivos financeiros, mais na condição de que íamos esperar a bebe nascer para decidirmos se ficaríamos juntos ou não. Eu tinha 20 anos e ele 36, seria meu primeiro casamento e filho enquanto ele já tinha passado por essa experiência. Vivemos até a bebe nascer morando na mesma casa, mais ele vivendo uma vida de solteiro, e eu sofri bastante por gostar dele, mais não tinha muita escolha. Com o nascimento da nossa filha, acredito que algo mudou, ele me deu muito apoio e passamos a viver muito bem. Hoje somos casados, ele é um excelente pai e um ótimo marido.
De quantos meses a criança nasceu?
- Nasceu no tempo esperado, nove meses certinho. Fui ao hospital um dia antes do nascimento dela sentindo as dores mais o médico disse que ainda não era a hora.
Tipo de Parto?
- Foi feita uma cesariana pois eu sentia as dores mais não tinha passagem necessária.
Foi amamentada no peito, Até que idade?
Amamentei até o quarto mês, meu leite secou. Enquanto ela foi amamentada por mim não teve nenhum outro tipo de complemento.
Quando mamava no peito também foi alimentada com mamadeira como completo do leite materno?
- Não, apenas depois do quarto mês que foi alimentada por mamadeira.
Sentia dores no bico do seio ao amamentar?
- Sentia bastante dor no seio direito, o esquerdo a criança não gostava de pegar. Mamava muito bem mais sempre no seio direito.
A criança tinha habito de puxar ou morder o seio?
-Não, ela nunca mordeu ou puxou o seio enquanto mamava.
A criança chorava muito de fome, ou era tranquila?
- Quase não chorava, ela sempre foi bem tranquila. Chorava apenas quando estava doentinha.
Quando a criança começou a falar as primeiras palavras?
-Suas primeiras palavras foram, Mamãe e Papai. Ela tinha quase um ano completo.
Engatinhou com quantos meses?
-Engatinhou com sete meses, no seu aniversário de um ano ela já andava perfeitamente.
Na fase bebe você lembra se aconteceu alguma coisa que possa ter sido um susto para vocês pais ou para criança?
- Sim, tiveram dois fatos. Eu tinha o costume de deixar ela no andador e como em casa tinha uma escada o andador ficava amarrado um dia eu estava em casa e deixei desamarrado e descuidei por um minuto e a Yasmin foi direito para escada e tomou um baita tombo, machucou todo o rosto e as mãos. E outro foi que quando ela começou a engatinhar ela descobriu como desencaixava a madeira do berço e saiu sozinha foi um susto quando vi que ela não estava no berço.
Você teve dificuldade para tirar a chupeta e a mamadeira da criança?
- Não, um dia na hora de dormir não achávamos a chupeta, e ela dormiu sem. Foi uma noite bem difícil ela chorou bastante mais depois disso também não dei mais. A mamadeira ela largou sozinha.
No primeiro ano de vida, como a criança reagia com a demora para atender suas necessidades?
- A Yasmin sempre foi muito tranquila, nunca tivemos problemas com comportamento, choro ou coisas do tipo.
Como foi o primeiro ano de vida da criança com os pais?
- Na época tínhamos uma pizzaria e trabalhávamos muito principalmente aos finais de semana, a Yasmin ficava comigo e com o irmão de 15 anos em casa. E durante o horário de trabalho ela ficava com a Tia, aos finais de semana, quase não ficávamos juntos. Ela passava a maior parte do tempo com a Tia.
-Ela foi para creche cedo, e nesse período deu muito trabalho. Chorava muito, não queria ficar na creche, as vezes eu tinha que ir busca-la mais cedo. Eu sofri muito com isso por que quase sempre eu também saia da creche chorando.
Como é a relação dela com o irmão?
- Hoje o irmão dela tem 19 anos e eles se dão muito bem, e como em casa só tem adultos ela tem a atenção de todos, ela e o irmão são muito amigos.
Ela tem vontade de ter outro irmão?
-Não, ela fica muito brava quando falamos sobre o assunto. Ela
...