Epistemologia Genética
Por: magamarima • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
[pic 1]
Nome: Margarete aparecida da silva
Pólo: Divinolândia de Minas
Data: 26/02/2016
Tutor (as): Maria da Consolação Silva Soares, Marissa Angelica Aguilar Soares
Tutor a distancia: Ana Rita Cassia Delvaux
Prof: Carla Merces da Rocha Jatoba Ferreira
Matrícula: 14.2.2419
PSICOLOGIA I
1) Defina a Epistemologia Genética, seus principais pressupostos teóricos e também o que vem a ser o Construtivismo.
R. Epistemologia Genética: é a forma como a criança conhece o mundo em relação à interação organismo e meio. É a fusão das teorias de Piaget empiristas ( acreditavam que o conhecimento era produto do meio), e os aprioristas ( que defendiam uma preponderância absoluta do sujeito).
R. Construtivismo: é algo que construímos ao longo da vida; apesar da hereditariedade da criança, nenhum conhecimento humano é transmitido, mas, sim reconstruído internamente pelo sujeito.
2) Defina o período sensório-motor comentando suas principais características:
R. Sensório Motor: Período inicial de desenvolvimento da criança que vai desde o nascimento até aos 2 anos de idade.
Neste período as crianças não têm capacidade de entender significados. A inteligência trabalha através de percepções e do movimento do próprio corpo. A linguagem é feita através da repetição de sílabas à palavra-frase porque ainda não memorizam objetos e ações e ainda preferem ficar isoladas e indiferentes num mundinho só deles.
As principais características são:
A exploração manual e visual do ambiente;
A experiência obtida com ações (a imitação);
A inteligência prática (através de ações);
Ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar;
As ações ocorrem antes do pensamento;
A centralização no próprio corpo;
Noção de permanência do objeto.
Nesse período, os bebês desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles, tendo autonomia para explorá-lo e construir sua percepção de mundo. Passam a agir não mais apenas por reflexo, mas direcionam seus comportamentos tendo objetivos a alcançar. É subdividido em 6 subestágios:
1º subestágio: Vai do nascimento até aproximadamente 1 mês e meio de vida. Os reflexos inatos, ao serem exercitados, vão sendo controlados e coordenados pelos neonatos.
2º subestágio: vai de aproximadamente 1 mês e meio até 4 meses. Nesse subestágio, a criança, depois de executar por acaso uma ação que provoca uma satisfação, passa a repetir essa mesma ação varias vezes, o que é chamado de reação circular.
3º subestágio: vai de 4 a 8 meses. É durante esse período que as reações circulares do bebê passam a ser secundárias, ou seja, o foco da ação é externo ao bebê, como quando a criança descobre um brinquedo e o utiliza para brincar.
...