Escritores da Liberdade x Senso Comum
Por: julia.staats • 16/3/2020 • Trabalho acadêmico • 670 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
Senso comum x Psicologia Cientifica.
Filme “Escritores da Liberdade”
Segundo o Capítulo 1, do livro “As Psicologias “ de Ana Mercês, podemos entender que, o senso comum é aquilo que é usado no cotidiano das pessoas, de forma que possa dar determinada explicação sobre algo, tentando assim usar a psicologia para explicar, isso é denominado de “senso comum”. Já quando o assunto é ciência, nós utilizamos a realidade e pensamos sobre ela.
E é utilizando o senso comum que nós vamos criar a nossa Visão de Mundo, que é quando criamos uma teoria sobre determinado assunto, levando em consideração, nossa religião, condição financeira etc…
Agora, quando falamos em ciência a forma como ela se transforma em teoria é um pouco mais complicada. A ciência para se tornar uma ciência, ela necessita ser especializada, ou seja, quando você cria um pensamento na sua cabeca e deseja sofisticala para que se torne uma teoria, sendo assim irá passar por um processo de pesquisas e cálculos para que ela seja comprovada. E quando ela é comprovada passa a ser uma verdade para a ciência. Após criada é possível que ela seja aprimorada, de forma que sempre possa ser complementada com o tempo, pois cada indivíduo terá a sua subjetividade sobre determinada teoria.
A subjetividade pode significar várias coisas e ser usada de vários modos diferentes. Mas nesse caso, ela será entendida como algo individual que contém todas as características do sujeito, todas as suas ideias e pensamentos, sendo construída e moldada aos poucos, levando em consideração aspectos pessoais, sociais, econômicos, individuais e histórico do indivíduo.
Mas afinal onde o senso comum e a pesquisa científica entram no filme “Escritores da Liberdade”?. Esse filme baseia a história de uma Professora, que entra em uma classe onde os estudantes são considerados dispensáveis pela sociedade de ricos e brancos.
A professora é conhecida por transformar comportamentos de alunos e mudar a forma dele pensar. Levando em consideração o senso comum, a professora percebeu que o ambiente escolar era cercado por catástrofe e destruição, o que a fez pensar sobre o que deveria fazer. Ela não foi bem recebida e com isso decide primeiramente mostrar a turma as dificuldades que eles estão enfrentando, afinal são adolescentes. A professora Erin decide então fazer uma atividade onde possa proporcionar aos alunos uma reflexão, melhorando assim a comunicação, aprendizagem e o conhecimento.
Ao meu entendimento a professora faz pesquisas para mostrar que entende a dificuldade que os alunos enfrentam na sua realidade, ou seja, ela demonstra através do Holocausto mostrar aos alunos que eles enfrentam sim um preconceito racial. Sendo assim a professora usa do científico e do senso comum um método para que os alunos possam mudar a forma de agir em determinadas situações, mostrando que as drogas não são a solução, nem mesmo os crimes.
Quando a professora passa a tarefa para os alunos de fazer um diário sobre tudo oq ue enfrentam, sobre seu dia-a-dia, seus pensamentos e sobre si mesmos, alguns alunos não se sentem à vontade para deixar a Erin ler, mas quando ela passa confiança e começa a mostrar que todos ali passam por coisas em comum eles vão se abrindo e no final. E ela Frisa que o preconceito sempre estará presente, mas ele não define quem a pessoa é.
...