Escuta psicanalítica
Por: Lídia Moraes • 24/7/2017 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
LÍDIA MICAELY F. DA S. MORAES
PSICOTERAPIAS I
O que caracteriza a escuta psicanalítica?
Indique uma vantagem e uma desvantagem da abordagem psicanalítica
A escuta psicanalítica não é o simples fato de ouvir. Ouvir está mais relacionado a perceber. A escuta é algo mais formulada e precisa de uma atenção maior. Apesar dessa atenção maior, Freud (1912), disserta que é necessário que o analista mantenha uma atenção flutuante, ou seja, não é necessário grande esforço para realizar a escuta. Desta forma o analista presta atenção de uma forma global da escuta, em vez de selecionar um ponto do discurso do sujeito e focaliza-se somente naquela informação.
Outro ponto a ser analisado é que na escuta clínica o analista deve estar preparado para ouvir além das palavras emitidas pelo analisando, ou seja, na escuta psicanalítica escutamos significados. Nesse processo de escuta, é necessário um intervalo na fala. Tanto para o analista organizar seus pensamentos, como para o analisando fique à vontade para acrescentar algo. Vale lembra que uma boa escuta está relacionada a uma boa observação do paciente. Nesse ponto de vista podemos concluir que o analista não escuta só com os ouvidos e sim sendo receptivos a outras formas que o analisando depôs para comunicar sobre sua própria vida.
A vantagem da escuta psicanalítica é a abertura para outros meios de comunicações do analisando. Um desvantagem está relacionada ao analista ter que usar seu inconsciente como receptor de informações dadas pelo analisando, o que pode resulta em conta-transferência, não sendo esse fenômeno negativo, mas caso o analista não saiba driblar as suas percepções e sentimentos, podem atrapalhar o tratamento terapêutico.
Maceió, 25 de junho de 2017
...