Esquema de Razão Fixa (FR) e Esquema de Razão Variável (VR)
Por: Suzana Campos • 10/2/2019 • Resenha • 446 Palavras (2 Páginas) • 805 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CURSO DE PSICOLOGIA
INTELIGÊNCIA, APRENDIZAGEM E MEMÓRIA.
Esquema de Razão Fixa (FR) e Esquema de Razão Variável (VR)
SUZANA CAMPOS – 12202575
Rio de Janeiro
2014
Os esquemas de razão fixo e variável estão dentro do esquema de reforço intermitente e mostra-se como o mais eficiente na obtenção de respostas. Por ser emitida numa quantidade de números maior que o normal ou necessário, o reforçador se apresenta diante das contínuas tentativas.
Quando a quantidade de respostas exigida para que se apresente o reforçador não é fixa e varia, temos a apresentação do Esquema de Razão Variável (VR).
Com relação ao gráfico, que mostra a razão variável, podemos perceber que a quantidade de vezes em que a alavanca é acionada, mostra-se totalmente de forma aleatória. Baseados neste fato, o rato não será capaz de ter o aprendizado de quantas vezes será necessário “bater na alavanca”, acionando-a para que receba a água. As quantidades de acionamentos na alavanca é bastante diferente na amostragem do gráfico entre um reforço e outro. Desta forma este esquema podemos observar que desta forma as quantidades não são fixas e sim variáveis.
Por outro lado temos os Esquemas de Razão Fixa, simbolizado pela sigla (FR). Neste esquema, as respostas emitidas deverão ser fixas, somente então teremos a apresentação de um reforçador. O esquema de razão fixa é caracterizado pelo grande número de respostas produzidas. Quando o “rato” responder de forma rápida irá produzir com rapidez o reforço. No meio deste esquema há uma pausa que é gerada logo após a ocorrência do 5º reforço . Isso acontece porque após a ocorrência de um reforço não acontece um outro reforço logo de imediato.
Em sala de aula realizamos a experiência com ratos por meio do programa Cyberrat que encontravam-se a 50 horas sem ingerir água. No dia 04 de junho de 2014, então podemos perceber com base no gráfico onde o esquema de razão fixa pode ser observado. Quando o rato acionava a alavanca por 10 vezes (FR 10), aí sim conseguia beber a água que era oferecida em porção de 0,10ml. Este
Podemos perceber que o rato desenvolveu o aprendizado, pois no esquema de razão fixa acontece de forma eficaz e eficiente.
Bibliografia
- Conceitos básicos de AC – Parte 8 – Esquemas de reforço. Psicologia e Ciência. Consulta realizada no dia 07/06/2014 em http://www.psicologiaeciencia.com.br/conceitos-basicos-de-ac-%E2%80%93-parte-8-%E2%80%93-esquemas-de-reforco/
- ALENCAR, Eduardo. Esquemas de reforçamento por razão fixa. Consulta realizada no dia 06/06/2014 em http://www.redepsi.com.br/2008/02/19/esquemas-de-refor-amento-por-raz-o-fixa/
...