Estagio Infantil Anhanguera
Por: Lais1223 • 18/3/2020 • Trabalho acadêmico • 4.477 Palavras (18 Páginas) • 356 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 6
4 entrevista com professor 10
5 Fundamentação teorica 11
6 PLANOS DE AULA 12
7 diários de regência 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
ANEXOS 20
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta experiências das series iniciais do ensino Fundamental, o período de estágio supervisionado tem o objetivo principal de inserir o acadêmico na realidade escolar. Esse é um dos momentos onde o futuro pedagogo pode ver a gestão pedagógica, e essa aproximação será de grande importância pois, é a hora em que a teoria será posta em prática. É de grande importância esse processo para uma boa formação dos professores, o pesquisador é o maior beneficiado.
No relatório, serão apresentados os resultados obtidos nas atividades desenvolvidas, informações sobre a instituição inclusive sobre o projeto político pedagógico, analisar os objetivos e finalidades do ensino fundamental, caracterização da turma estagiada, refletir sobre abordagens metodológicas e os recursos utilizados. É importante se atentar as ações e planejar de modo minucioso.
O estágio foi realizado na E.M.E.B Professora Fabiola de Lima Goyano fundamental l em Diadema, com alunos do 1º ao 5º ano no período de 23 de setembro a 09 de outubro de 2019. Este pode ser desenvolvido em empresas privadas ou públicas, contanto que tenha a supervisão de um responsável formado com licenciatura plena.
Assim o estágio atende as expectativas do mercado de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades profissionais. Observar o cotidiano da escola irá ajudar a refletir e procurar possíveis soluções para situações problema do dia-dia.
Conforme a Lei 9394/96 de 20 de Dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e bases, em seu artigo 1º “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio obrigatório foi realizado no período de 23/09/2019 a 09/10/2019 na escola E.M.E.B Professora Fabiola Lima de Goyano de primeiros anos do fundamental, localizada na cidade de Diadema – SP AV. Antônio Sylvio Cunha Bueno,34. Foi criada no dia 13/06/1988, possui alunos de 6 a 11 anos totalizando por volta de 938 crianças.
Este é um prédio amplo que pertence ao órgão municipal, esta conservada, sempre limpa para se manter em boas condições de uso, as salas de aula vem no mesmo padrão. Aparentemente é uma área tranquila onde atende crianças de classe média e baixa.
A escola fica aberta a comunidade para alguns projetos do bairro nos fins de semana, possui uma gestão participativa que favorece nesse processo de ensino e aprendizagem, as atividades são de acordo com a realização do projeto pedagógico, realizado semestralmente.
- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola, pertence ao município de Diadema, com água da rede pública, água filtrada, energia elétrica da rede pública, rede de esgoto e coleta de lixo diária, acesso à internet, banda larga e alimentação escolar para os alunos. A organização dos alunos está dividida nas séries do 1º ao 5º ano com aproximadamente 938 alunos no momento. Funcionamento de segunda a sexta–feira, das 07:00 as 18:00 e alguns fins de semana para projetos do bairro.
Possui em sua infraestrutura equipamentos como: computadores administrativos, TV, aparelhagem de DVD, copiadora, impressora, aparelho de som, fax e projetor multimídia.
Em sua dependência trabalham 69 funcionários, possuem 15 salas de aula todas amplas com armários cadeiras e mesas bem conservadas, sala de diretoria, sala de professores, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta, cozinha e biblioteca.
O intervalo onde é realizado em 20 minutos, as refeições são divididos pelos anos, todos os 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano respectivamente. A entrada e saída de alunos são realizadas em fila com acompanhamento de professores e inspetores. Aulas de artes são realizadas dentro da própria sala de aula, as de educação física ocorrem na quadra fechada que ficam no prédio da escola, essas duas aulas são regidas por professores formados em tal matéria.
Todos trabalham na escola trabalham de forma participativa, procurando usar seu espaço de forma significativa trazendo transformações e visando a concretização da formação desses alunos, a escola busca atingir de forma eficiente as metas traçadas no PPP que assegura um ensino de qualidade.
- DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Diário de observação 1 | Escola: E.M.E.B Professora Fabiola de Lima Goyano |
Data: 27/09/2019 | |
Local: AV. Antônio Sylvio Cunha Bueno,34 | |
Hora de inicio/termino de aula: 07:00/12:00 | |
Professor (a) regente: Jaqueline Oliveira Silva | |
Turma: 1º ano A | |
Estagiário (a): Lais Tiago de Souza Marinho | |
O Estágio Supervisionado tendo como regente a professora Jaqueline Oliveira Silva, foi cumprido no período de 23 de Setembro de 2019 a 09 de Outubro de 2019, na turma do fundamental I, a turma é formada por 24 crianças na faixa etária entre 6 E 7 anos, Depois da entrada dos mesmos houve uma apresentação feita pela professora para que todos soubessem quem iria passar alguns dias com eles, foi explicado também que eu estaria ali juntamente a professora para auxiliar a turma, a professora orientou os alunos a chamarem de professora Lais, e que na ausência dela poderiam estar recorrendo a minha pessoa. A relação escola e família acontecem por meio de bilhetes nos cadernos, conversas na porta além das reuniões. A interação entre os alunos é boa, a turma é participativa, interessados e dispostos aprender, mais da metade das crianças consegue trabalhar o que foi proposto em sala. A aula assistida foi de português no qual a professora disponibilizou fichas de letra N e pediu para que eles falassem palavras com essa letra, depois de anotadas na lousa por ela, foram separando as silabas e rescrevendo no caderno. No segundo momento houve aula de artes, eles fizeram um desenho e conforme terminavam podiam colorir, no fim desta aula a professora fez uma exposição para todos da escola no mural. |
...