Projeto de intervenção estagio II anhanguera
Por: sil007 • 19/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 1.481 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO Estágio II 2016
1. DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE:
Prefeitura Municipal de Nova Odessa- CNPJ: 45.781184/0001-02
Endereço: Av.João Pessoa Nº777- centro- Nova Odessa-SP
CEP: 13.460-000 Fone: 34768600
Representada por: Drº Francisco Mauro Ramalho
Cargo/função: Secretário de Administração
Supervisora de Estágio: Cristina Bellinati Bizoto
Cargo /Função: Assistente Social- Nº CRESS32861/9ªregião- Formação Acadêmica: Serviço Social - E-mail: Cbbzioto@novaodessasp.gov.br
Estágio II, realizado no setor da Promoção Social de Nova Odessa.
Endereço; Rua Anchieta nº130 Centro- Nova Odessa SP
Fone: 34761358.
Prédio Locado pela Prefeitura para atender a população que se encontra em vulnerabilidade social, atendimento para o Cadastro Único, distribuição de fraldas geriátricas e cestas básicas temporárias, até que o usuário se reestabeleça, visita domiciliar, inscrição para o projeto viva leite, leite de soja, encaminhamento ao CRAS, CREAS, CAPS, entre outros a atendimentos diários.
O Setor da Promoção Social conta hoje com quatro funcionárias e duas estagiárias voluntárias sendo: 1 Assistente Social- Cristina, 1Gestora- Shirley, 1 Entrevistadora- Josefa, 1 Digitadora- Maria, 2 Estagiários de Serviço social, Marta e Silvia, que ajudam no atendimento aos usuários, visitas domiciliares, inscrições para os programas oferecidos, encaminhamento para programas sociais, entre outros atendimentos necessários. A Prefeitura cede 3 vezes por semana, uma funcionária para a limpeza e manutenção do prédio.
2. DADOS DO PROJETO
Projeto “VIVALEITE”- Programa de Alimentação e Nutrição
- Setor da Promoção Social da Prefeitura de nova Odessa.
- O Projeto “Vivaleite” é o maior Programa Estadual de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil.
Foi instituído pelo Decreto nº44.569, de 22de Dezembro de 1.999, com o objetivo principal de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às crianças que vivem em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidades social do Estado de São Paulo;consiste em leite fluído, pasteurizado, enriquecido com Ferro, Vitamina A e D.
O Projeto “Vivaleite” é responsável pelo escoamento de 12%* da produção leiteira de tipo C do Estado,distribuindo 10,5 milhões de litros por mês, atendendo700 mil famílias.
Hoje essas famílias recebem esse importante complemento alimentar, seguro e de alto valor nutritivo. Cada beneficiário recebe 15 litros de leite por mês, com teor de gordura de 3%, enriquecido com ferro e vitaminas A e D.
- Área de abrangência:
A Prefeitura de Nova Odessa, através da Diretoria de Promoção Social, realiza inscrições para o programa Vivaleite.
Essa iniciativa com o Governo do estado beneficiará famílias que residam em Nova Odessa e tenham renda per capita de ¼ do salário mínimo. A distribuição será feita em diferentes pontos, nos bairros do município, para as crianças inscritas no programa.
3. Problema Diagnosticado:
O Projeto no município de Nova Odessa não apresenta problemas relevantes. Porém, através do monitoramento e mensal, podem ocorrer situações pontuais que necessitem de ajustes ou outros procedimentos. Ex; Falta de recurso humano para a distribuição de leite; frequência irregular na retirada do leite, por parte dos responsáveis pela criança; atrasos na entrega do leite pela empresa fornecedora; entrega irregular dos dados antropométricos, pelos responsáveis pela criança.
4. Objetivo (s) Geral (is):
Oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às crianças em situação de vulnerabilidade social, que vivem em condições de risco nutricional do Estado de São Paulo.
4.1 Objetivo(s) Específico (s):
- Atender às crianças de 06 meses a 05 anos e 11 meses de idade.
- Oferecer atendimento às crianças, cujas famílias tenham renda per capita de ¼ do salário mínimo;
- Disponibilizar 02 vagas por família;
- Priorizar as crianças de 06 meses a 01 ano e 11 meses
- Dar prioridade as crianças que pertencem às famílias, cujo chefe encontra-se desempregado ou se a mãe for arrimo de família; após atendido o item d.;
- Atender cota mensal por criança é de 15 litros /mês por criança.
5. Justificativa:
Recomenda-se através da Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida e o complementar, até pelo menos o final do primeiro ano de vida, podendo ser prolongado até o segundo ano de idade.
O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluído, pasteurizado, enriquecido com Ferro, Vitamina A e D, auxiliando na prevenção de anemia ferropriva e das hipovitaminoses A e D.
Portanto, trata-se de uma iniciativa do Governo Estadual, de extrema importância para a população mais carente dos municípios beneficiados, pois auxilia-a na nutrição de suas crianças durante a primeira infância, complementando a dieta nutricional diária.
6. Público-Alvo / Beneficiário:
Crianças de 06 meses a 05 anos e 11 meses de idade que pertencem à famílias com renda per capita de ¼ do salário mínimo.
7. Descrição do espaço físico e dos recursos institucionais, físicos, materiais e humanos necessários para o desenvolvimento das atividades.
Para o atendimento às famílias do projeto é utilizado, pela coordenadora do projeto;
O Setor da Promoção Social;
06 pontos de distribuição do leite em pontos estratégicos do município;
01 carro;
01 coordenadora;
01 estagiária;
02 funcionárias municipais e
01 motorista; para locomoção dos mesmos.
7.1 Relação de Atividades e datas de execução:
Cronograma de entrega: o leite é entregue 12 (doze) meses por ano;
02 vezes por semana;
Reuniões com as famílias do projeto; periodicidade semestral.
8. Parceiros Técnicos / Financeiros:
...