TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo Historia Da Psicologia Cap 5

Monografias: Estruturalismo Historia Da Psicologia Cap 5. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  6.364 Visualizações

Página 1 de 6

1. Por que alguns dos alunos de pós-graduação de Titchener engoliam tubos de borracha, levavam seus cadernos para o banheiro e registravam seus sentimentos durante as relações sexuais?

Titchener foi um conceituado psicólogo que efetuava pesquisas na área da psicologia. Muitas vezes seus alunos de pós-graduação faziam experiências um tanto inusitadas, em nome da ciência, através do método de introspecção. Os estudantes deveriam relatar as sensações que sentiam ao praticar, por exemplo, relações sexuais e necessidades fisiológicas.

2. Compare e aponte as diferenças entre as abordagens da psicologia de Titchener e Wundt.

Titchener alterou o sistema de Wundt ao levá-lo para os Estados Unidos. Ele propôs uma nova abordagem que designou estruturalismo. Afirmou que o estruturalismo apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt. Entretanto, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener.

Para Wundt a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos. Já Titchener, se centrava nos elementos que compõe a estrutura da consciência, desvalorizando a sua associação.

3. Descreva o ponto de vista paradoxal de Titchener a respeito do lugar das mulheres na psicologia. Ele agia no sentido de ajudá-las em suas carreiras ou de discriminá-las?

Titchener apoiava e encorajava o progresso das mulheres na psicologia. Porém nas reuniões dos experimentalistas não aceitava que mulheres participassem, pois as reuniões eram contempladas apenas por homens que fumavam charutos e aceitavam debater e criticar em um ambiente encoberto por fumaça. Mulheres, segundo Titchener, eram muito delicadas para fumar.

4. Na perspectiva de Titchener, qual objeto de estudo adequado para a psicologia? Em que ela difere dos objetos da outras ciências?

O objeto de estudo da psicologia, na perspectiva de Titchener,é a experiência consciente como dependente do indivíduo que a vivencia. A Psicologia usa como base a observação humana enquanto outras áreas,como por exemplo a física, leva em consideração os processos físicos.

5. O que é erro de estímulo? Dê um exemplo. Segundo Titchener, como o erro de estímulo podia ser evitado?

Erro de estímulo é a confusão entre o processo mental que está sendo estudado e o estímulo ou objeto que está sendo observado. Um bom exemplo seria um observador dizer que vê apenas um carro sem descrever os elementos básicos como cor, função e a forma que está sendo observado. Titchener relatou que o erro de estimulo podia ser evitado através da experiência mediata, que é quando um observador relata as características como cor, formato, peso, altura.

6. Qual a distinção traçada por Titchener entre consciência e mente?

Consciência, segundo Titchener, é a soma das experiências existentes em determinado momento. A mente é a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo.

7. Descreva o método de introspecção de Titchener. Qual a diferença entre o seu método e o de Wundt?

Titchener utilizava relatos detalhados, subjetivos e qualitativos das atividades mentais dos indivíduos durante o ato de introspecção. Ele se opunha à abordagem de Wundt, cujo foco era as mensurações quantitativas e objetivas, porque acreditava não serem úteis na análise das sensações e imagens elementares da consciência, ponto central da psicologia.

8. Descreva a diferença entre experiência independente da pessoa que está experimentando, e experiência dependente da pessoa que está experimentando. Dê exemplos. Segundo Titchener, qual tipo fornece dados para a psicologia?

A experiência independente da pessoa que está experimentando é possível através das leis da física, de unidades de medida como segundos, centímetros, kg. A experiência dependente da pessoa que está experimentando trata-se de leis da psicologia e fatos.

Um bom exemplo da experiência dependente é quando por 1 hora a pessoa faz algo que não gosta e depois na mesma quantidade de tempo faz algo que acha legal. A quantidade de tempo usada para fazer a experiência foi a mesma, porém o indivíduo terá a impressão que o tempo passou mais rápido quando se divertia ao contrário de quando se sentia entediado. Para Tichener, os dados desta experiência dependente da pessoa foram inegavelmente importantes para a psicologia.

9. Como o termo reagente, usado por Titchener, indicava sua visão sobre observadores humanos e as pessoas em geral?

O termo reagente indicou que Titchener mantinha um pensamento mecanicista sobre todos os seres humanos. Percebe-se que ao aplicar este conceito aos observadores humanos, Titchener os enxergava como instrumentos mecânicos de registros, que reagiam e respondiam de forma objetiva às observações das características do estímulo observado.

10. Descreva os três estados elementares da consciência e os quatro atributos dos elementos mentais de Titchener.

1. Reduzir os processos conscientes aos seus componentes mais simples;

2. Determinar as leis de associação desses elementos da consciência;

3. Conectar os elementos às suas condições fisiológicas;

Os quatro atributos dos elementos mentais de Titchener são:

Qualidade é a característica — como “frio” ou “vermelho”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com