TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Antropologia

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: TEORIAS E SISTEMAS II

PROFESSORA: CARLENE MARIA DIAS TENÓRIO

ESTUDO DIRIGIDO

LIVRO: PERLS, F. Ego, Fome e Agressão. São Paulo: Summus, 2002

CAPÍTULO I: INSTINTO DE FOME

  1. Partindo da idéia de que o instinto de fome e a agressividade oral - morder e mastigar - são essenciais para o desenvolvimento saudável do indivíduo, Perls postulou etapas do desenvolvimento da personalidade que correspondem às fases do desenvolvimento do instinto de fome. Dê o nome e descreva cada uma dessas etapas. (pp.166, 167, 168)
  2. Explique como a vontade de morder - agressividade oral - pode ser inibida e quais as conseqüências desta inibição para o desenvolvimento da personalidade. (p.167)
  3. O guloso é uma pessoa que não desenvolveu a habilidade para mastigar, ou seja, para levar qualquer trabalho até o fim e para suportar expectativa. Explique a estreita relação entre a gula e a impaciência descrita por Perls. (p.169)
  4. Como a função destrutiva do instinto de fome pode se manifestar, quando ela permanece não gratificada pela não utilização dos dentes? (p.169)

CAPÍTULO II: RESISTÊNCIAS

  1. Na opinião de Perls, Freud negligenciou as resistências orais e genitais e para este teórico toda resistência é vista como uma resistência anal. Explique como se manifesta a resistência anal, segundo a leitura de Perls sobre a teoria de Freud. (p. 172)
  2. Explique como se manifestam as resistências genitais, de acordo com Perls. (p.172)
  3. Para Perls existem várias formas de resistência oral. Descreva como se manifesta cada uma delas. (pp. 172, 173)
  4. Explique como acontece a resistência contra a resistência oral, que para Perls é a introjeção, isto é, o ato de engolir rapidamente, sem mastigar, reprimindo o nojo e a utilização dos dentes. (p. 174)
  5. Quais as repercussões na estrutura caracterológica e nas atividades mentais da pessoa que não usa seus dentes na preparação do alimento, para que este seja devidamente assimilado pelo organismo? (p.175)
  6. Justifique as seguintes afirmativas de Perls utilizadas por ele na discussão sobre a questão da violência e das guerras: - A agressão biológica transformou-se em agressão paranóica.

- O restabelecimento da função biológica da agressão é a solução do problema da agressão. (p. 176)

  1. Explique a identificação que Perls faz entre instinto de fome e instinto agressivo e qual a diferença entre esses dois instintos com o instinto sexual. (pp. 177, 178)

LIVRO: PERLS, F, HEFFERLINE, R & GOODMAN, P. Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus, 1997.

CAPÍTULO X - SELF, EGO, ID E PERSONALIDADE (Livro: Gestalt-Terapia)

  1. O self se constitui na fronteira organismo-meio, na medida em que busca ao mesmo tempo auto-preservação e crescimento, uma vez que, para a Gestat-Terapia, um organismo preserva-se somente pelo crescimento. Justifique esta premissa de acordo com a explicação dada pelos autores. (p. 179)
  2. De acordo com o texto, faça uma síntese sobre o conceito de self. (pp. 179,180)
  3. Explique como o self se constitui enquanto processo de realização de potencialidades do organismo e do meio. (p. 181)
  4. Descreva como se caracteriza a função do self nas condições saudável e neurótica. (p.181)
  5. Descreva os aspectos do self: id, ego e personalidade, enquanto etapas principais do ajustamento criativo. (p. 184)
  6. Descreva o processo de ajustamento criativo desde o momento em que um interesse se torna dominante até o ponto em que se dá o clímax do excitamento e a deliberação do ego é relaxada. (pp. 184,185)
  7. Descreva as principais atividades da função ego do self, na etapa de contato do processo de ajustamento criativo. (pp. 185,186)
  8. Descreva as características do id enquanto etapa de pré-contato do ajustamento criativo. (p.186)
  9. Faça uma síntese sobre o conceito de personalidade. (pp.187,188)
  10. Justifique a seguinte definição: A personalidade é a estrutura responsável do self. (pp. 188,189)

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com