Estudo Dirigido Antropologia
Por: Melissa Ainoan • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 627 Palavras (3 Páginas) • 470 Visualizações
Página 1 de 3
DISCIPLINA: TEORIAS E SISTEMAS II
PROFESSORA: CARLENE MARIA DIAS TENÓRIO
ESTUDO DIRIGIDO
LIVRO: PERLS, F. Ego, Fome e Agressão. São Paulo: Summus, 2002
CAPÍTULO I: INSTINTO DE FOME
- Partindo da idéia de que o instinto de fome e a agressividade oral - morder e mastigar - são essenciais para o desenvolvimento saudável do indivíduo, Perls postulou etapas do desenvolvimento da personalidade que correspondem às fases do desenvolvimento do instinto de fome. Dê o nome e descreva cada uma dessas etapas. (pp.166, 167, 168)
- Explique como a vontade de morder - agressividade oral - pode ser inibida e quais as conseqüências desta inibição para o desenvolvimento da personalidade. (p.167)
- O guloso é uma pessoa que não desenvolveu a habilidade para mastigar, ou seja, para levar qualquer trabalho até o fim e para suportar expectativa. Explique a estreita relação entre a gula e a impaciência descrita por Perls. (p.169)
- Como a função destrutiva do instinto de fome pode se manifestar, quando ela permanece não gratificada pela não utilização dos dentes? (p.169)
CAPÍTULO II: RESISTÊNCIAS
- Na opinião de Perls, Freud negligenciou as resistências orais e genitais e para este teórico toda resistência é vista como uma resistência anal. Explique como se manifesta a resistência anal, segundo a leitura de Perls sobre a teoria de Freud. (p. 172)
- Explique como se manifestam as resistências genitais, de acordo com Perls. (p.172)
- Para Perls existem várias formas de resistência oral. Descreva como se manifesta cada uma delas. (pp. 172, 173)
- Explique como acontece a resistência contra a resistência oral, que para Perls é a introjeção, isto é, o ato de engolir rapidamente, sem mastigar, reprimindo o nojo e a utilização dos dentes. (p. 174)
- Quais as repercussões na estrutura caracterológica e nas atividades mentais da pessoa que não usa seus dentes na preparação do alimento, para que este seja devidamente assimilado pelo organismo? (p.175)
- Justifique as seguintes afirmativas de Perls utilizadas por ele na discussão sobre a questão da violência e das guerras: - A agressão biológica transformou-se em agressão paranóica.
- O restabelecimento da função biológica da agressão é a solução do problema da agressão. (p. 176)
- Explique a identificação que Perls faz entre instinto de fome e instinto agressivo e qual a diferença entre esses dois instintos com o instinto sexual. (pp. 177, 178)
LIVRO: PERLS, F, HEFFERLINE, R & GOODMAN, P. Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus, 1997.
CAPÍTULO X - SELF, EGO, ID E PERSONALIDADE (Livro: Gestalt-Terapia)
- O self se constitui na fronteira organismo-meio, na medida em que busca ao mesmo tempo auto-preservação e crescimento, uma vez que, para a Gestat-Terapia, um organismo preserva-se somente pelo crescimento. Justifique esta premissa de acordo com a explicação dada pelos autores. (p. 179)
- De acordo com o texto, faça uma síntese sobre o conceito de self. (pp. 179,180)
- Explique como o self se constitui enquanto processo de realização de potencialidades do organismo e do meio. (p. 181)
- Descreva como se caracteriza a função do self nas condições saudável e neurótica. (p.181)
- Descreva os aspectos do self: id, ego e personalidade, enquanto etapas principais do ajustamento criativo. (p. 184)
- Descreva o processo de ajustamento criativo desde o momento em que um interesse se torna dominante até o ponto em que se dá o clímax do excitamento e a deliberação do ego é relaxada. (pp. 184,185)
- Descreva as principais atividades da função ego do self, na etapa de contato do processo de ajustamento criativo. (pp. 185,186)
- Descreva as características do id enquanto etapa de pré-contato do ajustamento criativo. (p.186)
- Faça uma síntese sobre o conceito de personalidade. (pp.187,188)
- Justifique a seguinte definição: A personalidade é a estrutura responsável do self. (pp. 188,189)
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com