Estudo Dirigido Exame
Por: feliperodrir • 19/11/2018 • Exam • 2.775 Palavras (12 Páginas) • 236 Visualizações
Neurose: conjunto de problemas de origem psíquica que conservam a referência à realidade, ligam-se a situações circunscritas e geram perturbações sensoriais, motoras, emocionais e/ou vegetativas; psiconeurose.
Transtorno ou Sindrome de Biquet (somatização) é caracterizada essencialmente pela presença de sintomas físicos, múltiplos, recorrentes e variáveis no tempo, sem causa orgânica identificável que persiste por mais de dois anos.
- áreas 3, 1 e 2 - córtex somatossensorial primário: processa tatos, dor e propriocepção)
- área 4 – lobo frontal,: controle de diversos movimentos e respostas cinestésicas
- áreas 5 e 7 Área somestésica secundária (lobo parietal Área 5 e 7 - córtex de associação somatossensorial: visão espacial, uso de ferramentas, memória de trabalho;
- área 6-8 Área motora suplementar (lobo frontal importante para o planejamento de movimentos das poções distais dos membros, como as mãos, pés e dedos. Área pré-motora: – Importante para o planejamento de repertórios motores guiados por estímulos sensoriais;
- áreas 9, 10 e 11 Área 9 - córtex dorsolateral pré-frontal: associado com lógica e cálculos; Área 10 - córtex pré-frontal anterior (parte mais rostral e superior do giro frontal meio superior): associado com atenção e alerta; Área 11 e 12 - área orbito-frontal: associado ao processo decisório e comportamentos ético.
- área 17 Córtex visual (lobo occipital)
- área 39 e 40 Área 39 - giro angular Área 40 - giro supramarginal - ambas: (considerado por alguns como parte da área de Wernicke);
- áreas 41 e 42 Córtex auditivo (lobo temporal)
- área 43 Córtex gustativo (lobo parietal – giro pós-central inferior)
- áreas 44 e 45 Área de Broca (lobo frontal) importante para programação dos repertórios motores relacionados com a expressão da linguagem, controlando a musculatura envolvida com a vocalização. – Importante para a fala.
- Em relação a classificação hierárquica funcional de Lúria, responda.
- O que são os córtices de projeção?
Os córtices primários (áreas de projeção) processam informação de um único tipo: visual ou auditiva ou somatossensória ou motora.
Os córtices de projeção sensorial relacionam-se com a periferia recebendo ou enviando informações? Recebem ou dão origem a fibras relacionadas diretamente com a sensibilidade (geral e específica) e com a motricidade (movimento), respectivamente.
- O córtex de projeção motora relaciona-se com a periferia recebendo ou enviando informações?
O córtex de projeção motora relaciona-se com a periferia recebendo informações. As principais conexões aferentes da área motora são com o tálamo – através do qual recebe informações do cerebelo, com a área somestésica e com as áreas pré-motora e motora suplementar.
- O que são os córtices de associação?
Córtices ou área de associação: estão relacionadas com a elaboração das informações de uma mesma natureza (unimodal) ou de várias naturezas (polimodal), sendo responsáveis por funções cognitivas e psíquicas complexas. – Percepção, identificação, interpretação, memória.
- Qual a função das áreas de associação secundárias sensoriais?
- Estas realizam processamento unimodal ou polimodal?
Polimodal
- Estas recebem informação de áreas de que categoria funcional cortical (primária ou terciária)?
Primária
- Estas enviam informação para áreas de que categoria funcional cortical (primária ou terciária)?
Terciária
- Quais são e qual a função das 03 áreas de associação secundárias motoras?
Área motora suplementar (lobo frontal – parte da área de Brodmann 6): importante para o planejamento de movimentos das poções distais dos membros, como as mãos, pés e dedos. – Essa região cortical se ativa quando mentalmente repetimos uma sequência de movimentos.
Área pré-motora (lobo frontal – área de Brodmann 6): – Importante para o planejamento de repertórios motores guiados por estímulos sensoriais; Pelo controle da postura para realização de movimentos delicados, controlando a musculatura do tronco e das porções proximais dos membros.
Área de Broca (lobo frontal – área de Brodmann 44 e parte da 45)
- Estas recebem informação principalmente de áreas de que categoria funcional cortical (primária ou terciária)?
Terciária
- Estas enviam informação principalmente para áreas de que categoria funcional cortical (primária ou terciária)?
Primária
- Explique qual a função de cada uma das 03 áreas de associação terciárias abaixo, mencionando quais processos psicológicos resultam do bom funcionamento destas.
- Área terciária anterior (córtex pré-frontal):
intenção, vontade, julgamento;
- Área terciária posterior (córtex parieto-temporal):
integração de informação sensorial auditiva, visual e somatossensória para a percepção e compreensão de linguagem;
- Área terciária límbica: emoção e armazenamento de memória.
- Quais as 04 regiões que constituem a área terciária límbica. Córtex cingulado (giro do cíngulo); Hipocampo; Amídala; Giro para-hipocampal.
- As áreas terciárias realizam processamento unimodal ou
supramodal? Supramodal
- Adquirimos consciência de um evento ou estímulo quando este alcança qual região cerebral?
- Qual a função da área de Broca? Esta corresponde a qual(is) área(s) de Brodmann? Qual apraxia está relacionada a lesão dessa área? Area motor da fala, importante para programação dos repertórios motores relacionados com a expressão de linguagem. Lobo frontal – área 44 e parte da 45 de Broadmann. Apraxia da fala – comprometimento do planejamento e da programação motora dos articuladores da fala que não pode ser atribuído a disartria.
- O que caracteriza um quadro de afasia? Comprometimento seletivo da fala ou dos processos cognitivos subjacentes à linguagem. Caracterizada pela emissão de fala não fluente, mal articulada e agramática, com uma compreensão de palavras relativamente preservada.
- Qual a função da área de Wernicke? Esta corresponde a qual(is) área(s) de Brodmann? Qual agnosia está relacionada a lesão dessa área?
Responsável pelo conhecimento, interpretação e associação das informações, mais especificamente a compreensão da linguagem. Área 39 e 40. Agnosia auditiva verbal: incapacidade de conferir significados a palavras, associada a problemas na fala. Lesão na área de Wernicke (lobo temporal esquerdo, área de Brodmann 22).
- De modo geral, o que são as agnosias?
Déficit de percepção e/ou incapacidade de reconhecer objetos e fenômenos ambientais específicos.
- Estas decorrem do dano ou lesão de áreas corticais de que categoria funcional de Lúria? Lesão, principalmente, de áreas corticais relacionadas com a percepção/interpretação de estímulos sensoriais. Lesão de áreas de associação secundárias sensoriais
- Explique qual o déficit (carência, dificuldade) relacionado à cada uma das agnosias abaixo.
- Agnosia auditiva verbal:
incapacidade de conferir significados a palavras, associada a problemas na fala. Lesão na área de Wernicke (lobo temporal esquerdo, área de Brodmann 22).
...