Estudo de caso nas organizações
Por: taquions77 • 20/6/2017 • Resenha • 396 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
Estudo de caso Organizacional
A cultura da Ambev
A empresa Ambev apresenta uma cultura que combina os princípios, as crenças e as práticas inserida nas ações de comportamento de todos dentro da empresa. A AmBev possui uma gestão mais enxuta e eficiente, pautada por uma cultura corporativa agressiva, voltada para resultados a curto prazo, informalidade, competição entre o quadro funcional, dedicação exaustiva à empresa. A mesma estímula seus funcionarios a trabalhar com espírito competitivo entre eles, usando - se de uma cultura meritocracia ( sistema de gestão que considera o mérito como a razão principal para se atingir posições de reconhecimento), e isto faz com que ocorra bastante competição entre funcionários, contratando pessoas com potencial, onde já começa a competição. É uma empresa onde a ambição atinge um patamar alto, algumas vezes ultrapassando os princípios éticos e a responsabilidade social empresariall. No entanto essa cultura organizacional fornecem sustentação para a empresa.
Cultura Interbrew
A empresa Interbrew que tem sua oriegem Belga possui seu estilo de gestão pautado pelo tradicionalismo e por estratégias e planos de longo prazo, que passam de geração para geração, sendo menos agressivo, e baseado numa cultura corporativa tradicional, não voltada para o lucro imediato e a qualquer custo, a mesma apresenta uma cultura difererente onde o ambiente de trabalho era visto como materialização da cultura européia e bem estar social . Os valores familiares tornou-se um forte aliado,onde a estabilidade e o respeito á hierarquia era marcante, uma comunicação efetiva entre funcionários e igualde entre os mesmo sempre se fez presente. Na cultura Belga o trabalhador é respeitado e o desempenho profissional do mesmo tem um peso importante para a empreza.
Culturas incompativeis
Uma dificuldade a ser encontrada em ambas as empresas, refere-se ás divergências e incompatibilidades entre os estilos de gestão e as distintas culturas corporativas, visto que um dos obstáculos internos a serem superados pelas duas empresas seria a determinação do estilo de gestão da nova empresa, uma vez que a Ambev trabalha com um estilo marcado pela meritocracia e pela busca obcessiva por resultados, e a cultura da Interbrew usa-se de estilo familiar aristocrática.
A escolha pela cultura
2- Com base na cultura apresentada pelas duas empresas (Ambev e Interbrew), e como trabalhador optaria pela forma de cultura da Interbrew por carregar com ela valores familiares, onde o trabalhador participa da igualdade entre ambos e tem seus valores respeitado e estabilidade de hierarquia.
...