Estágios do Desenvolvimento
Por: Natália Oliveira • 16/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 134 Visualizações
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Nesse trabalho será apresentado teorias sobre o desenvolvimento humano, sendo uma de Jean Piaget, teorias cognitivas, ele estudou para compreender a mente das crianças que vai na infância até a adolescência, a teoria é dividida em quatro estágios, mas citadas só três delas, considerando B.F. Skinner com o condicionamento operante, que tem objetivo de aprendizagem de comportamentos através de recompensas e punições, e Arnold Gesell que trabalha com a teoria da psicologia temporânea, citada as teorias comportamentistas, aborda o comportamento e as reações observáveis de um organismo, no qual o meio ambiente interfere. Será mostrado tópicos para compreender melhor, explicando e apresentando os motivos e incentivos para as reações e comportamentos.
Estágios do Desenvolvimento
• Sensório Motor (0 aos 2 anos): Fase inicial do desenvolvimento é caracterizado como pré-verbal constituída pela organização reflexiva e pela a inteligência prática. Através dos sentidos (tato, olfato, visão e paladar. Durante esta fase os bebês começam a desenvolver símbolos mentais e utilizar palavras, um processo conhecido como simbolização.
• Pré-operacional (2 aos 7 anos): É um período em que a criança está se adaptando com as novas leis, tarefas e relações que são determinadas. Sendo assim, a criança não está em um ótimo equilíbrio racional, pois as noções e conceitos que ela tem sobre o mundo, estão se juntando com as novas informações que se adquire no período escolar, fazendo com que ela entre em contradição com o que já foi aprendido até o momento. Essa fase ocorre o egocentrismo, onde ela acredita que seus sentimentos e motivos podem ser compreendidos perfeitamente por todos.
• Operatório concreto (7 aos 12 anos): Surge a determinação da realidade tendo como base o caráter hipotético-dedutivo A criança já possui pensamento abstratos totalmente desenvolvidos, não precisando de imagens ou de objetos para representação, usando somente a linguagem.
Egocentrismo Piaget: Segundo o psicólogo suíço Piaget o egocentrismo se caracteriza por centrar- se em seu ponto de vista, e não conseguir assumir o outro. Sendo uma característica natural nas crianças na segunda infância (entre os 2 e 6 anos), pois não são capazes de entender que os outros possuem opiniões diferentes delas e tem dificuldade de se colocar no lugar dele
Descrição do Caso
Salomão e Romana é um casal de classe média, que tiveram um único filho, Salim. Estão passando por um problema muito comum na nossa sociedade hoje em dia, o divórcio. Portanto estão preocupados como Salim irá reagir ao acontecimento e procuram uma ajuda para ter um convívio melhor depois da separação
Os pais relatam que aos 3 anos Salim sempre procurou dormir na cama com eles, mesmo quando diziam que "não" ele voltava ao longo da madrugada. Com 5 anos, quando ingressou no período escolar, os professores de Salim achavam estranho o modo que ele tratava seus pais, devido se sair muito bem nas atividades do dia-a-dia, não reconheciam o comportamento apresentado por ele junto aos pais, ele designava quem o buscaria na saída da escola, vez a mãe, vez o pai, e caso não fosse o escolhido, ele não queria ir embora, fazendo um escândalo na rua mesmo.
Tudo que Salim pedia os pais faziam o possível para dar, mas com a separação ficará difícil de atender os pedidos, do filho.
Salim, atualmente está com 8 anos, no 3°ano do ensino fundamental e com dificuldades, a coordenação da escola comunicou os pais que se não houver melhoras será retido, já que no ano anterior foi aprovado pelo conselho de classe que considerou que os pais tem dificuldades em relação a educação do filho, ele tem dificuldade em compreender multiplicação e divisão em
...