TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica profissional

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia no sentido de um papel crucial com opiniões com mudanças ideológicas, com novas orientações teóricas, diferentes daquelas de base positivista e com mais históricas e culturais.

O que irá parecer que foram poucos os contribuidores que tinham ideias ofereceram fatos, produziram dados e elaboraram situações, para que viesse a se impor, a ciência psicológica.

A historia compõe uma expressiva classe de Psicólogos Brasileiros, onde dificilmente encontramos nomes de todos nas paginas da Historia.

A ética é algo fundamental para todos os profissionais desta área, para que se elimine qualquer tipo de falta de respeito e de responsabilidade com o outro.

O psicólogo está envolvido em bastantes problemas éticos, já que desde o momento que o profissional de psicologia passa a conviver com situações como, doenças graves, mortes, inconformismo das  famílias, pressões, medo, fobias, inseguranças, enfim entre muitos outros. Sua função é de agir corretamente, para que novas praticas aconteçam, para isso analisando todo o contexto de uma possível patologia, dentre a historia social, deixando vivenciar, trabalhar as questões sociais que motivam o sofrimento do individuo.

Nos tempos atuais, eles são preparados para produzir teorias para o entendimento das fundamentais praticas, para orientação das ações, também estão comprometidos eticamente, a ajudar ao próximo para que este se torne livre, de todos os males, como as angustias, ansiedades e os medos.


“O profissional sabe que quando uma pessoa o procura é porque confia em seus serviços, então ele não pode fazer uso disto como algo a seu favor, pois estaria sendo antiético, assim sendo, pode-se afirmar que a relação ética que deve-se ter com o outro é a de sujeito para sujeito, para que se reconheça garantidos todos os direitos fundamentais para uma vida digna humana (PASSOS, 2007).”


A ética profissional estar presente em todas as profissões, e deve ser respeito. De forma que se tem em mente é que toda profissão deve ser escolhida de maneira consciente, pois se isto não for respeitados se envolve vários riscos, principalmente com o profissional da área da Psicologia que está envolvido com a vida e sentimento do individuo, que erros éticos são profundamente sentido pelo outro, tanto na social e na individual.

Como na Psicologia esse profissional abrange uma vasta área de atuação, esse deve atender-se para comandos éticos de todas elas, portanto deve estudá-lo como antecedência para que não se depare com desagraveis surpresas em sua carreira. De forma que esse profissional tenha exatidão de seus atos, tem-se para seu auxilio e consulta o Código de Ética Profissional do Psicólogo, onde se encontra documento direcionado especificamente e diretamente ao trabalho do Psicólogo.

O Código de Ética profissional do Psicólogo que vigora pela Resolução 010/05, do Conselho Federal de Psicologia e passou a vigorar no dia 27 de Agosto de 2005.

No qual a psicologia e a ética profissional devem estar juntas, bem como deve ser objeto de constante reflexão por parte de todos os envolvidos.

http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n2/a17v9n2.pdf//paraumadimensaoetica!

http://www.ceap.br/material/MAT16032011185337.pdf#page=43458

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com