Evolução da psicologia e aplicação prática
Artigo: Evolução da psicologia e aplicação prática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruno.sccp • 29/3/2014 • Artigo • 398 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Esta costuma ser uma das perguntas mais feitas pelos iniciantes na Psicologia, é uma dúvida muito comum também para os leigos em geral. Há um erro de percepção sobre o que é a psicologia e o que faz o psicólogo, essa percepção errônea se deve principalmente ao modo como a mídia tratou a psicologia e, também, às controversas práticas de alguns profissionais da área.
A psicologia é tanto uma área de atuação (ciência aplicada) quanto uma área de pesquisa (ciência acadêmica) que estuda basicamente o comportamento humano e o funcionamento da mente humana. Os pesquisadores da psicologia têm como objetivo entender e explicar como funcionam os pensamentos, comportamentos e as emoções. Dentre as aplicações práticas da psicologia podemos citar como exemplos a seleção, recrutamento, ergonomia, tratamento de distúrbios mentais, auto-ajuda, melhorar a auto-eficácia, dentre muitas outras áreas que se envolvem diretamente com a saúde e o cotidianos das relações humanas.
Um pouco de história
O Início
Como podemos ver em Introdução à Psicologia seu nome deriva dos radicais gregos psique (alma) e logos (estudo), sendo o estudo da alma humana, aqui entende-se alma como “mente”. Esta nomenclatura deve sua origem a um momento histórico em que os filósofos (gregos) acreditavam haver no ser humano duas essências, uma material (soma ou corpo) e uma imaterial (psique ou alma)
Além da raiz filosófica a psicologia possui, também, uma raiz biológica na fisiologia, que estudava a correlação entre os processos corporais (cérebro, sistema nervoso, hormônios) e os processos mentais.
Psicologia como Ciência
A psicologia para se tornar uma disciplina independente precisava se diferenciar da filosofia e da fisiologia, o campo de estudo da psicologia surgiu quando Wilhelm Wundt criou o primeiro laboratório de psicologia em Leipzig, Alemanha.
Os estudos de Wundt se baseavam na análise das sensações e sentimentos através do uso de introspecção, processos extremamente subjetivos. Wundt acreditava que sujeitos treinados adequadamente poderiam identificar precisamente os processos mentais que acompanhavam sentimentos, sensações e pensamentos.
As escolas de Pensamento
Ao longo do tempo foram surgindo novos pensamentos que eram discordantes do modelo de Wundt, e um grande número de “escolas de pensamento” foram surgindo na medida em que se faziam diferentes tentativas de explicar o pensamento e comportamento humano. Apesar de tais escolas serem vistas como forças que competem entre si, cada uma dessas escolas apresentou sua parcela significativa de contribuição para o atual entendimento da psicologia.
Dentre as maiores escolas de pensamento em psicologia, destacam-se: Estruturalismo; Funcionalismo; Psicanálise; Comportamentalismo; Humanismo; Cognitivismo;
...