Exemplo para relato de observação
Por: josianamendes • 10/5/2017 • Dissertação • 401 Palavras (2 Páginas) • 403 Visualizações
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
NOME ALUNO: Josiana Mendes de Oliveira
OBSERVAÇÃO Nº: 07
DATA:17/09/2016
LOCAL: Rua
H. DE INÍCIO: 07h15 TÉRMINO 08h45 TEMPO TOTAL: 01h30
GRUPO Nº: 02
TEMA: Atividades Humanas : Couraças: o individuo e suas expressões.
DISCIPLINA: Práticas Sociais e Subjetividade
Prof. Dr. Murilo Machado
Na fila de um estabelecimento comercial, comecei a observar as pessoas que ali estavam.
Chamou a minha atenção a figura de uma adolescente, aproximadamente 13 anos. Cabelos negros, feito rabo de cavalo, blusinha preta e calça jeans. Estava sozinha, evitava olhar para as pessoas a sua volta, fixando seu olhar para o celular, ou no balcão de atendimento.
Ao chegar a sua vez de fazer o pedido, demonstrou timidez. Voz baixa e as poucas palavras que disse, já foram suficientes para que ficasse com as bochechas consideravelmente rosadas. Ao ser lhe entregue seu pedido, ela agradece e sai rapidamente do local.
Observa-la me fez refletir de como a mídia bombardeia a formação do caráter de nossos adolescentes, lhes impondo como devem agir mediante a sociedade, e de como nos conformamos com tamanha interferência, fazendo de sua existência algo comum.
Talvez o comportamento da garota tenha chamado minha atenção por justamente não se enquadrar no comportamento observado em adolescentes que assistimos nas novelas. Visto que a Tv propicia uma visão de que as adolescentes são rebeldes, muitas vezes mimadas, comunicativas, despojadas ou hiper vaidosas, consumistas, além de exageradamente apaixonadas.
Outro ponto comum observado nas telinhas é o aparecimento de um “crush”, sendo essa uma nova terminologia destinada ao “garoto por quem a adolescente se interessa”. Enfatizo aqui o quanto uma adolescente se vê em situação de conflito quando não tem ninguém para chamar de “meu crush”, ou seja, imaginemos que a garota observada no momento não apresente interesses amorosos. Por ser adolescente, é comum que os amigos de sua faixa etária lhe cobrem isso, debochando de sua escolha em ficar sozinha.
A mídia ao mesmo tempo em que influência, impõe. Cega e dá a luz. Não sei até que ponto nos é positiva.
Assinatura da Aluna: ______________________________
...