Experimento De nível Operante
Ensaios: Experimento De nível Operante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alineevers • 15/5/2014 • 479 Palavras (2 Páginas) • 811 Visualizações
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR
EXPERIMENTO NÍVEL OPERANTE
ACADÊMICA: a.e.
04/2014
RESUMO
No esquema de Reforço Contínuo, todas as respostas são reforçadas. Este é o esquema de reforço mais adequado para que um determinado comportamento seja modelado. No experimento de reforçamento contínuo o objetivo é analisar os mesmos comportamentos do experimento operante e também a resposta de pressão de barra. Na pressão da barra o rato recebe comida. Em uma análise de trinta minutos observamos uma diminuição dos comportamentos operantes como erguer em que a frequência caiu de 3.73f/min, para 0.96f/min.
INTRODUÇÃO
As pessoas e os outros animais podem aprender novas respostas através de uma estratégia de reforçamento positivo, chamada modelagem ou método de aproximações sucessivas. Aproveitando as variações das ações do animal que surgem naturalmente, pode-se condicionar o comportamento alcançando-se a ação desejada. Essa técnica consiste no reforçamento das variações de respostas que se desviam na direção desejada pelo experimentador (ATKINSON et al., 1995).
De acordo com Davidoff (2001), Skinner decidiu iniciar uma investigação a respeito de esquemas de reforçamento. Juntamente com Ferster, ele realizou o seu primeiro trabalho nessa área, no qual testaram alguns tipos de esquemas. Em um deles, por exemplo, o animal, para ser reforçado, deveria emitir certa quantidade de comportamentos. Em outro, era exigido um determinado intervalo entre os reforçadores. Skinner e Ferster descobriram que em cada esquema os animais apresentavam uma taxa e um padrão específico estáveis de comportamento. No reforçamento contínuo segue-se a cada resposta correta o reforço, podendo ser considerada a maneira mais eficiente de iniciar um condicionamento do comportamento. Já no reforçamento intermitente o reforço acontece apenas para algumas respostas corretas (DAVIDOFF, 2001).
Bock diz que reforçamentos que beneficiam o organismo são designados com reforços positivos. Como gota de água na pressão de barra. Já o que permite uma retirada de algo indesejável é um reforço negativo. (BOCK, 2008).
RESULTADOS
Em uma observação de trinta minutos alguns comportamentos diminuíram sua frenquência como limpar que foi de 4.63f/min para 2f/min. O comportamento de andar foi o único que teve aumento de frequência, porém mínima, de cento e seis repetições para cento e sete. Os outros comportamentos baixaram gradativamente. O movimento de erguer diminuiu sua frequência de 3.73 por minuto para 0.96 por minuto.
Farejar diminuiu de 3.73f/min para 1.63f/min. Parar que é o movimento menos observado também baixou de 2.06f/min para 0.73f/min. O principal comportamento da experiência do reforçamento
...