FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS
Por: Mirela Macedo • 19/3/2020 • Artigo • 1.557 Palavras (7 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1] FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS
Curso de Psicologia
Mirela Macedo De Almeida 1ºsemestre
Natielen Bruna. B da Silva 1ºsemestre
- AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
DOURADOS-MS
Avaliação Psicológica: Presente Passado e Futuro.
A avaliação psicológica abrange uma grande importância nas áreas da psicologia .No século passado no inicio podemos se dizer o que eles achavam de um psicologo ou de um profissional que realiza teste em seus pacientes e faziam as consultas para ver se o paciente estava normal ou não,geralmente era para ver se as pessoas estavam adequados para exercer algumas funções a qual era determinado, convém lembra que a testagem foi um dos movimentos mais comum no seculo XX na área da psicologia ,portanto a pratica da psicologia tem se alastrado cada dia mais neste deslocamento ,a avaliação psicológica passou ser bem mais conhecida ,considerando diversos fatores em seu processo de estudo e análise dos sujeitos.
De acordo com a definição do conselho Federal de Psicologia ,pode se determinar a Avaliação da psicologia como sendo um processo técnico científico de dados fazendo métodos ,técnicas e instrumentos e devem analisar os históricos e sociais e seus defeitos no psiquismo.
O psicologo deve buscar ,da melhor maneira possível ,apreender a relação entre saúde mental e subjetividade ,a busca é tão grande em utilizar a avaliação psicológica com intuito de chega a um diagnóstico ,que as vezes fica difícil conseguirmos separar o que é individual e o que é social.
O surgimento da psicologia como ciência deu origem em 1875, com Tunda ,o seu proposito de estudo rápido seria a analise dos sujeitos .Umas das iniciais no seculo XIX foi a positivista e racionalista .Então Tunda sugeriu a criação de mais duas aclive na área da psicologia :A psicologia Experimental ,que reconhece o destino (mas não investiga em profundidade ) e a psicologia social que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relaciona uma com a outra .
Depois de Tunda ,outras teorias surgiram e tentaram alcançar e explicar o fenômeno psicológico ,dizia Rock que eles queria compreender o Homem de forma individual : O comportamento e conhecimento.
Então podemos citar que a psicologia quanto ciência foi de grande sucesso por principal objetivo foi sua capacidade com os indivíduos .Com a ruptura de separação, de acordo com Rock surge também psicologia Histórica , que se baseava na teoria de vigote , trás um ponto de vista sobre o nome como ser ativo ,social e histórico,que não pode fica fora da realidade social e cultural na qual esta incluído. Para que possa entender o fenômeno psicologia ,tem que entender que o homem constrói e muda o mundo e por sua vez proporciona os elementos chave para constituição do homem. Lane em 1987 alerta sobre o perigo de pensarmos em uma avaliação que tem como toque apenas investigar se determinado indivíduo se encaixa dentro de uma classificação da doença .
Então podemos dizer que meningostose estava certo em dizer que o funcionamento de psicológicos de um indivíduo com mundo exterior desenvolvidos em procedimento que era social e histórico, entanto sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido para opinião se torne uma realidade na pratica da psicologia , ou seja ,possamos nos aproximar mais desta construção de sentidos,compartilhado pelo indivíduo.
Dentro da psicologia exitem duas posições em relação á avaliação psicológica:uma critica fortemente os testes psicológicos.
A psicologia social nos últimos anos vem crescendo mais na area da politica publica e também voltada para a população com menos recursos econômicos. Hoje o psicologo é incluído em varias áreas de serviço de saúde entre eles Crás (Centro de Atendimento Psicossocial), CRÁS (Centro de Referência de Assistência Social),SUS (Sistema Único de Saúde) e nos programas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) isso mostra que a função do psicologo hoje nas are-as sociais é necessária e transformadora para o bem estar da sociedade. Grupos terapêuticos dentro da família e é uma forma fundamental para exercícios da escuta e da fala fazendo compreender a dificuldade de cada individuo e reconhecendo suas potencialidades.
A psicologia vem buscando por instrumentos e para entender mais os fenômenos psicológicos. E para chegar a uma avaliação psicológica do que se deve fazer e chegar em uma conclusão,ou seja, o diagnóstico, o psicólogo analisa e interpreta os dados que obteve ao longo do processo de avaliação psicológica isso é informações sobre a queixa inicial, os sintomas apresentados, dados da história clínica, observações do comportamento do paciente durante o processo psicodiagnóstico e os resultados de testes psicométricos e projetivos, de acordo com determinados critérios científicos e diagnósticos. Se certas discrição realizadas de formas adequadas pode se dizer em qual categoria ele esta. Isso pode relacionar como DIVISMO ou o CID-10 e assim podemos planejar a intervenção terapêutica adequada.
A historia de vida do paciente é algo de muita importância em uma avaliação psicológica criada pelo conselho federal da psicologia em 2003.
Dentro desse processo sugere entrevistas como uma das opções apto para que se possa ter um acesso diferenciado à realidade do paciente. É através da fala do indivíduo que podemos ter acesso à sua emocionalidade, ao significado que ele atribui à sua existência, e as suas construções pessoal, experiências e vivências. O psicologo e o paciente precisam buscar a mesma importância na construção do desenvolvimento para a sua realidade. É preciso ter cuidado em relação ao conhecer a realidade da população que você pretende atender sua linguagem,cultura e é primordial respeitá-las sem julgamentos do que é certo e errado ou ainda falar do que seria melhor para os pacientes.
“Qualquer trabalho que se proponha a interpretar uma situação altera o campo de forças daquela situação, pois a interpretação é sempre uma escolha em um campo amplo de possibilidades. [...] O trabalho de avaliação psicológica intervém em vidas singulares. Como desconsiderar os efeitos que esses trabalhos produzem nos processos de subjetivação se lidamos, exatamente, com esses processos? Eles são da responsabilidade de quem realiza o trabalho de avaliação psicológica”(Machado, 2011).
A avaliação psicológica muitas vezes pode ser importante no momento da escuta,sendo um modo que o paciente possa se entender mais, o mundo e a sua realidade.Depois da coleta de informações o psicologo espera compartilhar os resultados e interpretações com o paciente para construir uma ação conjunta com o paciente. Da mesma forma os resultados não ficaram em um manual de respostas mas e sim pelas falas e representações do paciente avaliado. A proposta é que o paciente tenha um autoconhecimento de apropriar-se de sua própria historia.
...