Fichamento: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 14ª Edição, Unidade 5, capítulo 1
Por: donfigueroa • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 3.660 Visualizações
Fichamento: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 14ª Edição, Unidade 5, capítulo 1; Unidade 8, capítulos 1, 4 e 12. São Paulo: Editora Ática, 2012.
A linguagem
A autora discorre sobre a linguagem visando demonstrar seu caráter fundamental para os seres humanos, sendo esta o instrumento que possuímos para nos expressar, nos comunicar e apontar, através de sinais e ou signos, coisas do mundo material e imaterial.
A princípio, são apresentadas diferentes perspectivas a respeito da linguagem, citando afirmações de importantes pensadores como Aristóteles e Rousseau, buscando gerar uma reflexão sobre o tema. Pode-se constatar através dessas perspectivas que a linguagem é algo que difere os seres humanos dos outros seres vivos pelo fato de este ser o único instrumento que possuem para poder se comunicar com seus semelhantes. Isso torna o homem o único animal social, capaz de se estabelecer em sociedade, pois este pode, por exemplo, viver sob um mesmo conjunto de leis, regras e princípios, ou compartilhar uma mesma tradição, um mesmo conjunto de valores dentro da sociedade a que pertence.
Depois, busca-se definir o que é a linguagem, analisando os elementos que a compõe –signos e sinais– que depois são empregados em três diferentes funções: denotativa (palavras que indicam as coisas que elas significam), comunicativa (que torna possível a comunicação em suas diversas formas entre os homens e seus semelhantes), e conotativa (palavras que apontam coisas abstratas, como sentimentos).
Por fim, o texto esclarece que a língua é algo aceito por convenção, um sistema que representa uma totalidade. É por meio desse sistema que cada indivíduo pode se comunicar ou se expressar, desde que respeitando as normas do sistema, uma vez que estas estejam estabelecidas.
...