TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME PESCADOR DE ILUSÕES

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

humano em uma sociedade em que as pessoas são classificadas apenas pelo grupo, e era constatar como indivíduos comuns se adaptam a stuações em que estão relativamente impotentes. Foi feita uma simulação de prisão no porão da universidade de Estanford. A Experiência de Philip Zibardo

A Experiência ocorreu na universidade de Estanford em 1971 liderada pelo professor de psicologia Dr. Philip Zibardo e sua equipe; O objetivo desse experimento era estudar o comportamento

O método utilizado foi; o método de observação, quando o psicólogo observa um comportamento  e o seu desenvolvimento, podendo o pesquisador interagir diretamente com as pessoas a qual esta sendo observado, outras vezes, a observação é feita de fora , sem que saibam que estão sendo observados.

A principal vantagem do método observacional é o fenômeno social é observado no ambiente natural em que está sendo desenvolvido o experimento onde o pesquisador justifica sua presença e interfere o mínimo possível sobre o comportamento social que esta sendo observado.  

A pesquisa teve inicio logo após a seleção de 24 homens de 18 a 24 anos de idade, foi feita uma seleção onde os participantes tinham características psicológicas semelhantes. Pretendendo estudar os efeitos psicológicos da vida numa prisão, na qual a experiência duraria cerca de 14 dias. Todos participantes eram voluntários e remunerados e com total liberdade para abandonar a experiência a qualquer momento.

Foi dividido os participantes metade guardas e a outra metade prisioneiros, cada grupo levado ao seu devido lugar , os prisioneiros foram tratados como prisioneiros, uniformes de presidiários  e um numero de identificação trancados numa cela onde era o laboratório de psicologia, la eles eram vigiados pelos guardas.

Aos guardas foram dados poder de trata-los como prisioneiros.

Apesar das regras estabelecidas e de todos os participantes saberem que se tratavam de uma simulação e que era um estudo cientifico,a experiência foi mal sucedida e teve que ser interrompida no final do sexto dia,alguns participantes começaram a viver intensamente a simulação, confundindo a realidade com a representação e se identificando com os personagens, chegando ate pedir a presença de um advogado, tendo a necessidade de substituir participantes.

Alguns guardas tornaram-se violentos, abusaram da autoridade que lhe foi dada, humilharam os prisioneiros e por outro lado, os prisioneiros tornaram-se submissos obedecendo as regras mais absudas. Expos os prisioneiros a todos os tipos de humilhação, no final do sexto dia os guardas colocaram os prisioneiros para andarem nus e sugeriram que eles se comportassem como apaixonados e iriam coloca-los para fazer sexo, quando o prof. Philip Zibardo deu a pesquisa po encerrada.

Esse estudo para psiscologia social veio para alertar que, dependendo do tipo de situação em que nos encotremos, colocamos de lado nossos princípios morais, nossos valores  e seremos capazes de atos inimagináveis.

Embora achamos que não somos capazes de tais atos, tais como roubar matar, ou humilhar o seu semelhante, se fossemos levados a acreditar que somos , não seria difícil cometer tais atos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com