FOTOGRAFIA COMO APOIO EDUCATIVO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PRIMÁRIA
Tese: FOTOGRAFIA COMO APOIO EDUCATIVO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PRIMÁRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sylvette • 14/3/2014 • Tese • 365 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
A FOTOGRAFIA COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Waleska Dacal Reis (Secretaria de Estado da Educação/AL).
O esboço do presente ensaio surgiu a partir das vivências cotidianas na minha prática pedagógica, inicialmente com alunos da 1ª série do 1º grau da Rede Pública Estadual de Ensino, tornando-se, posteriormente, um estudo teórico–prático que se utilizou da pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos e reportagens, com o objetivo de promover a utilização da fotografia na sala de aula, como uma das muitas possibilidades de trabalhos pedagógicos existentes na inter-relação Educação/Comunicação Visual.
A realidade de um processo Ensino/Aprendizagem dificultado, algumas vezes, pela limitação de recursos, aliado a vontade de levar para o ambiente escolar alguns conhecimentos adquiridos no meu processo de formação como jornalista, me fizeram pensar na possibilidade de trabalhar as imagens fotográficas em sala de aula.
Cabe salientar, entretanto, que o uso da fotografia na prática pedagógica não se deu aleatoriamente, nem com imposição, mas partiu do próprio interesse dos alunos, que pude constatar nas atividades de pesquisa, recorte e colagem de figuras de revistas, jornais, embalagens e outros tantos recursos da mídia impressa.
As fotografias são importantes por que nos fornecem informações, e mais do que isso, nos ensinam um código visual, mudando a nossa maneira de ver, redirecionando o que vale a pena ser olhado, ou não. Numa sociedade de indivíduos autômatos que trabalham em função da sua própria existência e subsistem do seu próprio trabalho, “a fotografia tornou-se um dos principais meios de acesso à experiência, a uma ilusão de participação” (SONTAG, 1986: 20).
No cotidiano da sala de aula, o processo de comunicação proveniente da utilização das imagens fotográficas como material de apoio didático, pode viabilizar uma prática educacional mais direcionada à formação de cidadãos críticos, desde que, na linguagem da Comunicação Visual o conceito de Educar transmude para Ensinar a olhar. Num mundo onde vivemos rodeados de imagens, o fundamental é saber interpretá-las, de modo que, ao observar uma imagem, o indivíduo seja capaz de desvendar seus vários sentidos.
É importante ressaltar que as idéias aqui apresentadas não são inovadoras, nem conservadoras, certamente encontraremos sobre o tema outras experiências semelhantes e que discutem a utilização da fotografia como suporte didático. Tampouco discutem a atualidade
...