Faculdade Multivix Psicologia Teorias Humanistas
Por: richardeng • 21/6/2023 • Relatório de pesquisa • 2.046 Palavras (9 Páginas) • 99 Visualizações
FACULDADE MULTIVIX
PSICOLOGIA
TEORIAS HUMANISTAS
TEORIAS HUMANISTAS – 1º BIMESTRE/2023 - AVALIAÇÃO PROCESSUAL
Ricardo P.dos santos; Livia Martins; Paola Mouro; Ana Sales
(Psicologia 7° Per. Noturno. )
Vila velha , Março de 2023
Pergunta 01) 0,5 ponto.
As abordagens psicológicas possuem como fundamento teórico visões de ser-humano e de mundo. Boainaim (1998) descreve sobre a visão do humanismo acerca do ser-humano e do mundo. CITE e DESCREVA três dos conceitos que o autor identifica.
Resposta:
Há um consenso das abordagens humanistas e propõem: o homem como um ser complexo e organicamente integrado, em que suas qualidades únicas advêm da sua total configuração. Para os humanistas as concepções elementares da psiquê são rejeitas. A proposta da Gestalt tem o homem como totalidade, de maneira que a pessoa humana é maior sempre do que a soma de suas partes isoladas.
Igualmente associada a visão holista está a compreensão que os humanistas têm do homem como indissociável em sua configuração, não determinado em seu relacionamento com o meio, seja fenomenológico-experiencial, interpessoal, sócio-histórico ou físico. Já o ser humano da concepção humanista-existencial, é um ser livre e intencional, essa noção advém das psicologias existências, nas quais por vezes recusam a concepção mais essencialista. Para os existencialistas o homem livre auto orientado pelos seus propósitos e sentidos conduz a própria existência.
Pelas teorias humanistas o comportamento humano não pode ser de todo entendido através de referências exclusivas de influências determinantes externas à sua consciência e aos signos atuais, que se aplica ao mundo. Sejam estas influências advindas do ambiente, do inconsciente ou do passado.
Crivo de correção:
Critérios | Nota | Observações |
Citou três conceitos. | 0,2 / _______ | |
Descreveu os três conceitos citados. | 0,3 / _______ |
Pergunta 02) 0,5 ponto.
Feijoo e Mattar (2014) discutem sobre o método fenomenológico, idealizado por Edmund Husserl. No artigo as autoras citam três momentos constitutivos do método fenomenológico. CITE e DESCREVA quais são esses três momentos.
Resposta:
O método da fenomenologia de Husserl consiste em ir as coisas mesmas na investigação de um fenômeno. Husserl utilizou do método fenomenológico para investigar o fenômeno da consciência. Para tanto adotou-se uma postura antinatural frente ao fenômeno da consciência.
Em segundo momento ao prescindir da ideia de uma substancialidade subjetiva subjacente aos atos, ele alcançou a essência do fenômeno pelo exercício do pensamento acompanhando descritivamente a própria constituição da consciência em ato. Deste modo, encontrou a essência da intencionalidade como espaço dação dos objetos, ou seja, os fenômenos na construção de sua metodologia assumem o seguinte:
1º - Redução fenomenológica, em que há a suspensão de todas as teorias acerca da consciência, seja empírica ou logicamente fundada. Ao suprimir as perspectivas naturalizantes, o filosofo assume uma postura antinatural frente ao fenômeno.
2º - Descrição dos vetores internos ao fenômeno, na medida em que o investigador acompanha a própria constituição da consciência.
3º - Explicitação da experiência, alcançando assim sua essência, a intencionalidade como lugar de dação dos objetos-fenômenos, e concebe-se assim a consciência intencional como síntese incessante do fluxo temporal das experiências.
A intencionalidade diz respeito ao constante transcender de si próprio, rompe-se então a ideia de que é o sujeito que posiciona as coisas ao mesmo tempo de que estas existem independente da consciência.
Sendo assim, as estruturas intencionais dizem sempre sobre o caráter de cooriginalidade sujeito-objeto HUSSERL (1901-2007)
Crivo de correção:
Critérios | Nota | Observações |
Citou os três momentos. | 0,2 / _______ | |
Descreveu os três momentos. | 0,3 / _______ |
Pergunta 03) 0,5 ponto.
Buber aborda sobre duas atitudes que o ser-humano pode ter no mundo: EU-TU e EU-ISSO. Descreva as ideias do autor sobre essas duas atitudes.
Resposta:
Para Buber, um relacionamento é feito de dois indivíduos (seres) que se comunicam entre eles (intersubjetividade). Nesta concepção, há o EU-TU (formação sujeito-sujeito) sendo o “TU” representante do mundo de cada sujeito (Buber 1878 – 1965).
Para Martin Buber, existe uma relação na qual se configura como sujeito-objeto denominada de o “ISSO”, este representa o plano do objeto. Com isso, o autor nos faz entender que o “eu-tu” é mais completo e integral porque representa relacionamento dos dois seres com o todo (o completo) um do outro de maneira plena (com seus pensamentos, sentimentos e sensações). Por outro lado, o “eu-isso” se performa como relação entre o ser e uma parte do todo do outro, num gesto mais distante, um tanto impessoal.
Então podemos entender o eu-tu, é o ser na sua integralidade e o eu-isso como o ser não completo - não inteiro, por Buber é essa integralidade exatamente que torna o ser humano completo. Logo, podemos concluir que, quando o melhor que está em mim encontra o melhor que está em você, nasce uma relação onde as emoções e nossa mentalidade estão em harmonia (alinhamento) e caminham na mesma direção. Mas, para isso é preciso que se tenha diálogo, interação direta dos envolvidos, de maneira que uma completa a realidade da outra ativamente. Caso contrário, será uma relação pautada no “EU-ISSO”, ou seja, pelo distanciamento das partes.
...