Curso de Psicologia Disciplina Teorias Humanistas
Por: Gustavo Moreiras • 29/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 976 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO[pic 1]
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB
Curso de Psicologia
Disciplina: Teorias Humanistas
Docente: Aline Campos
Discentes:
Ana Lívia Pereira
Gustavo Silva Moreira 1911120178
Nathália Caroline dos Santos Ferreira 1920121129
Raffaela C. P. Gomes da Matos
Rejane Pinto da Silva 1921120052
Gestalt-terapia - experimentação (recursos técnicos) Arteterapia
Desde o início da psicologia aprendemos e lidamos constantemente com pesquisas, técnicas, formas de como atuar e conduzir a psicologia como ciência e profissão. Diante de várias abordagens temos a responsabilidade de escolher aquela que nos passa uma certa intimidade e que terá muita importância na nossa atuação dentro da profissão com nossos clientes ou que sirva como inspiração para novas contribuições.
Dentre várias vertentes vamos falar neste trabalho a respeito da Arteterapia como abordagem dentro da linha Gestáltica: Gestalt Terapia. A Gestalt Terapia trabalha o indivíduo como um todo, ou seja, o todo é mais do que a soma de suas partes. Portanto as emoções, percepções e comportamentos do indivíduo se juntam para formar sua personalidade, única e com características diferentes de suas partes separadas. A arteterapia entra então como um encaixe perfeito para se trabalhar o todo do indivíduo.
Nascida e utilizada em mais de um referencial teórico (linha gestáltica, psicanalítica e jungiana), a Arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com finalidade terapêutica e utilização da arte como meio a expressão da subjetividade. O nome foi criado a partir da junção dos termos “arte” originalizada do latim “ars’’ que significa técnica e habilidade, e “terapia” que vem do grego “therapheia” que significa tratar, prestar cuidados médicos. A Arteterapia em outras palavras busca a comunicação de pensamentos e traumas pela produção artística, ou seja, a junção de fatores que muitas vezes o indivíduo não consegue verbalizar e a partir da utilização do artístico o não verbalizado se transforma e se exprime. Nesse processo o terapeuta (arteterapeuta) possui a função de facilitador tendo o foco na arte que é assimilação do conteúdo que está dentro do indivíduo. O arteterapeuta escolhe as técnicas artísticas de acordo com a necessidade do cliente e o oferece o que melhor servir para despertar o criativo, no qual trabalha-se com o foco na avaliação, prevenção, tratamento e reabilitação desse indivíduo.
...