Fase Geniral
Pesquisas Acadêmicas: Fase Geniral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunathatha • 9/9/2013 • 756 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
ESTÁGIOS PSICOSOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO:
ESTÁGIO GENITAL
A fase genital ou adolescente do desenvolvimento psicossexual estende-se do começo da puberdade, aos 11-13 anos aproximadamente, até que o adolescente atinja a vida adulta (Kaplan & Sadock).
A fase final do desenvolvimento biológico e psicológico ocorre com o inicio da puberdade e o consequente retorno da energia libidinal aos órgãos sexuais. Neste momento, meninos e meninas estão ambos conscientes de suas identidades sexuais distintas e começam a buscar formas de satisfazer suas necessidades sexuais eróticas e interpessoais.
A maturação fisiológica dos sistemas de funcionamento genital (sexual) e dos sistemas glandulares que acompanham leva a uma intensificação dos impulsos. Esta intensificação provoca uma regressão na organização da personalidade, fazendo reaparecer conflitos de estágios anteriores e oferecendo a oportunidade de resolver esses conflitos no contexto de alcançar maturidade sexual e identidade adulta.
Os genitais são novamente a zona erógena e o individuo busca satisfazer a seus desejos sexuais por meio de ligações emocionais com o sexo oposto. Insucesso emocional nessa fase leva à participação em relacionamentos sexuais baseados apenas em desejos sensuais, e não em respeito e compromisso. A maneira como a pessoa resolve os conflitos dessa fase depende de como os conflitos das fases anteriores foram resolvidos. Se a pessoa estiver fixada em uma fase anterior, restara pouca energia disponível para as necessidades dessa fase. Por outro lado, as pessoas que tenham transposto as fases anteriores podem agora obter satisfação primaria por meio do casamento heterossexual fora da família (HUFFMAN 2003).
Os objetivos primários desse período são constituídos pela separação final da dependência e do vínculo parental e pelo estabelecimento de relações de objeto heterossexuais, não incestuosas e amadurecidas. Dentro desses objetivos estão a obtenção de um sentimento de identidade individual amadurecido e a aceitação e integração de um conjunto de papéis e funções adultas que permitam novas integrações adaptativas dentro das expectativas sociais e dos valores culturais.
A resolução e a reintegração bem sucedidas de estágios psicossexuais anteriores, na adolescência, a fase genital plena estabelece o estágio normal para uma personalidade totalmente madura com capacidade para uma plena e gratificante potência genital e um senso de identidade auto-integrado e consistente. Tal pessoa alcançou satisfatória capacidade de realização própria e significativa participação nas áreas do trabalho e amor, bem como na aplicação produtiva e criativa de objetivos e valores gratificantes e importantes.
Os investimentos dos períodos pré-genitais são narcisistas quanto ao seu caráter. Isso significa que o individuo tem satisfação ao estimular e manipular o próprio corpo, e há investimentos sobre outras pessoas apenas porque elas acrescentam novas formas de prazer físico à criança. Na adolescência, esse amor a si mesmo, ou narcisismo, é canalizado para escolhas objetais genuínas. O adolescente começa a amar os outros por motivos altruístas e não apenas por razões narcisistas ou egoístas. Nesse período manifestam-se as atrações sexuais, a socialização, as atividades de grupo.
...