Ferramentas do NASF
Por: Wesley Andrade • 11/12/2018 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 813 Visualizações
[pic 1]
Ferramentas NASF
[pic 2]
Clínica ampliada
Processo pelo qual os profissionais atuantes no NASF realizam levantamentos e compartilhamento de informações, sobre as condições atuais dos pacientes. Cada uma das especialidades da saúde apresenta uma parcela do estado clinico do mesmo através de diagnósticos e anamneses. Este compartilhamento aqui referenciado como clinica ampliada permite uma observação geral e especifica ao mesmo tempo, através de cada percepção é possível ver os detalhes, no entanto a junção desta nos permite entender um contexto maior, especificando as condições de tratamento e melhorando os processos de intervenção
Apoio matricial
Como o nome sugere a ideia de apoio remete-nos a cooperação, proposta essa trazida pelo apoio matricial. Através da cooperação e distribuição de responsabilidades, que a partir de agora não se dão mais de um jeito unilateral e pessoal (tecnologia dura), podemos observar a facilitação na execução das tarefas (tecnologia leve-dura, tecnologia leve), agora compartilhas; Permitindo é claro uma semelhança na clínica no processo de assistência afinal a divisão de tarefas de maneira a integrar o grupo trás ganhos a toda a equipe.
Projeto terapêutico singular (pts)
Ligado a clinica ampliada e ao apoio matricial, esta etapa do processo pode ou não fazer uso destes recursos, porém tal integração mostra-se muito relevante. As percepções até então levantadas podem requerer um apoio integrativo ou terapêutico, tais intervenções só são possíveis ações esse processo de integração e compartilhamento, pois assim o usuário tem uma melhor adequação do tratamento complementar as suas necessidades.
Projeto de saúde no território (pst)
O projeto de saúde no território veiculado através da participação coletiva da equipe NASF, se dá pela demarcação e atendimento a áreas especificas com necessidades variáveis, tal perceptiva se dá pois cada contexto social apresenta uma demanda diferente e isto requer um atendimento especifico que inclua deste a prevenção de doenças até a a promoção a saúde.
Pactuação de apoio
Meio pelo qual a criação de novos e administração de antigos NASF’s é propiciado, aqui gestores, equipes de saúde, agentes comunitários e demais profissionais se integram para gerar toda a estratégia necessária para manutenção e prestação dos serviços de saúde, cada vez mais especificado a cada contexto onde são inseridos.
O conhecimento capaz de fundamentar o cuidado deve ser construído na intersecção entre a Filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a Ciência e Tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa, e a Ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana (ROCHA e ALMEIDA, 2000).
Tal conceito referenciado acima, pode-se ver em uso no que diz respeito a atuação dos NASF’s pois estes são integrados a todas s necessidades do ser humano, objetivando garantir seu perfeito estado de saúde, tendo por saúde o conceito mais geral que garante a integridade biopsicossocial. É um desafio garantir tal integridade e aí vemos a importância da atuação de esquipes especificas como as que temos dentro dos NASF’s.
...