Fichamento Hurssel e a Psicologia
Por: Giovanna Capuzzo • 24/10/2017 • Resenha • 390 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Fichamento do texto “Husserl e a Psicologia”
Discente: Giovanna Capuzzo Batista Rodovalho
RA: 201611290
Docente: Mak Alisson Borges de Moraes
Disciplina: Teorias Psicológicas III
Para Husserl, o seu método teria como primeiro passo a redução à essência, sendo obtida como intuição e seu segundo passo seria a redução transcendental, que seria a análise das vivências enquanto a redução à essência seria a análise da essência. O corpo vivente é composto por corpo, psique (emoções e reações) e espírito (intelecto, razão e vontade). A nossa atitude de conhecer começa pelo corpo através das percepções, sendo compostas pelos impulsos e emoções. Uma vivência importante do intelecto é a reflexão, sendo uma vivência transcendental.
Devido ao objeto da psicologia ser o ser humano, é possível que ocorra dois tipos de análise, sendo desenvolvidas por Husserl e Edith Stein. De acordo com Stein, a psicologia é a ciência da psique, já Husserl vê a psicologia como uma estrutura do ser humano, sendo uma psicologia eidética. Para analisar o ser humano na ciência da natureza, o Husserl iria realizar uma antropologia filosófica, mas sendo conhecida por ele como uma psicologia essencial ou psicologia fenomenológica (descrição do conjunto da estrutura psíquica do homem). A psicologia fenomenológica é direcionada à redução à essência.
Brentano opunha-se a essa “nova psicologia” e tentou criar algo que não fosse possível reduzir a psicologia experimental, analisando os atos psíquicos de forma qualitativa. Já a Fenomenologia de Husserl aborda a essência, tentando alcançar fontes nas profundidades. A psicologia moderna é a ciência dos acontecimentos reais, apresentando conexão com o mundo objetivo e real. O psíquico é o que está dentro, o que eu indico como eu e é inseparável dele, não sendo autônoma em relação ao corpo e também não é possível analisar a psique sem analisar o espírito, ou seja, é imprescindível olhar o individuo como um todo. Desse modo só a fenomenologia conseguiria abarcar a dimensão psíquica, pois consegue isolar a psique estudando ela por si, mesmo sabendo que na realidade é impossível separar do corpo físico.
A vivência é essencial para conseguir entender o que nos é dado e graças ao ato de refletir gera a consciência de algo, percebendo e lembrando-se de atos que são manifestados em nosso interior, assim podendo considerar a fenomenologia com esse olhar de psicologia fenomenológica.
Referências Bibliográficas
Bello, A. A. (2004). Fenomenologia e ciências humanas. São Paulo: EDUSC.
...