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Fichamento Psicologia Humanista: uma tentativa de sistematização da denominada terceira força em psicologia.

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  1.291 Visualizações

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UNIP ­ UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS PINHEIROS, SÃO PAULO

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: TEORIA E SISTEMAS EM PSICOLOGIA

PROFESSORA ALESSANDRA PARENTE

ALUNA: CAROLINE NASCIMENTO DOS ANJOS SANTOS

DATA: 19/10/2015

KAHHALE, E.M.P. Psicologia Humanista: uma tentativa de sistematização da

denominada terceira força em psicologia. In: KAHHALE, E.M.P. (org.) A diversidade da

psicologia: uma construção teórica. São Paulo: Cortez, 2002.

"[...] Apresenta­se um panorama histórico­social das décadas de 1940 e 1950, de forma

a situar o surgimento da Psicologia Humanista, assim como o pensamento

epistemológico dos principais pensadores que parecem ter influenciado e propiciado o

advento desta teoria." (p. 235)

MOMENTOS DE CONSTITUIÇÃO ­ ANTECEDENTES HISTÓRICOS

"[...] No início da Idade Moderna, o termo Humanismo designou um movimento de

ruptura com os ultrapassados valores medievais." (p. 236)

"[...] Houve uma grande ênfase ao estudo de autores clássicos greco­romanos, ao

espírito de pesquisa e indagação e à valorização da observação. Essas características

foram os pressupostos necessários ao desenvolvimento da ciência moderna. " (p. 236)

A partir do pensamento Humanista, o teocentrismo é deixado de lado, vigorando o

antropocentrismo, onde o homem é posto no centro das preocupações. Essa é uma

evidência da evolução do pensamento, se voltando para o pensamento moderno.

"[...] Foi necessário que esse movimento ocorresse (Humanismo) para que o homem

fosse colocado no centro das preocupações e descobrisse que os acontecimentos não

se davam "graças a Deus", mas graças á sua determinação em resolver os problemas

que a vida lhe apresentava. (p. 236)

"[...] podemos pensar que as propostas da Psicologia Humanista resgatam um pouco a

concepção de homem abalada pelas "crises" geradas nas rápidas reformulações ás

quais a humanidade esteve exposta no decorrer da história." (p. 237)

"[...] A psicóloga humanista americana Charlotte Bühler (in Greening, 1975) afirma ter

sido esta situação de constante tensão econômica, social e política vivida pelos povos e,

em particular, pelos americanos a responsável pelo surgimento de um estado de espírito

novo, comparado com o tempo em que tudo que as pessoas buscavam era a "diversão"."

(p. 237)

"[...] Psicólogos deste perído, como Karen Horney (1885­1952) e Eric Fromm (1900­

1980), questionavam a possibilidade de confiar nessa sociedade que constrói bombas

atômicas para aniquilar populações." (p. 237­238)

"[...] As descobertas científicas também propiciaram o surgimento de dúvidas a repeito

de dogmas e pregações da Igreja, como a existência de Deus." (p. 238)

Os momentos de tensão pelos quais a sociedade foi passando ao longo do

tempo(guerras, cries econômicas e sociais) , pôs em xeque as crenças vigentes e

adicionadas as descobertas científicas, o homem foi levado a duvidar os ensinamentos

da Igreja, direcionando­o a um pensamento humanista.

"[...] No início dos anos 60, no governo Kennedy, os EUA apresentavam­se em grande

ascenção econômica devido às tranformações sociais pós­guerra. Gomes (in Aquino,

1986) afirma que o advento da Psicologia Humanista não pode ser dissociado deste

quadro de desenvolvimento, uma vez que foi este o responsável pelo surgimento de

valores tais como independência, hedonismo, dissidência, tolerância, permissividade,

auto­expressão, que cada vez maisreforçavam o clima de preocupaão com o individual."

(p. 238)

"[...] A psicologia Humanista surge então como uma forma de responder aos anseios da

sociedade, com concepções que garantem a possibilidade de transformação que

dependa apenas da vontade individual, como uma forma de as pessoas conceberem­se

como "EUS" e não apenas como mais uns, como diferentes." (p. 239)

"[...] Uma resposta à "alienação de si próprio" que a situação pregava, contendo até uma

"alienação do outro", na qual o indivíduo de tão singular acaba por esquecer­se como

constituinte de um todo maior do qual faz parte." (p. 239)

O movimento humanista cria na mente humana a consciência da

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