Filme O Solista Psicopatologia
Por: lombello • 11/10/2015 • Relatório de pesquisa • 573 Palavras (3 Páginas) • 2.658 Visualizações
Filme O Solista
O filme é baseado em uma história real e fala sobre um prodígio da música clássica portador de esquizofrenia, Nathaniel Anthony Ayres, que após passar por uma escola conceituada, vai morar nas ruas, um dos milhares de sem teto de Los Angeles, onde toca violino e violoncelosonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. O músico conhece o jornalista Steve Lopez, que passa a se interessar por sua história e quer publicá-la no jornal em que trabalha. Lopez fica sensibilizado com a história e faz tudo para tentar ajudá-lo Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas.
De acordo com o personagem Nathaniel podemos observar os seguintes comportamentos logo no início do filme Nathaniel já apresenta uma fala desorganizada ao pronunciar frases desconexas em diferentes cenas do filme dificuldade para dormir (alternância do dia pela noite, ficar andando pela rua à noite); é sempre rápido e desconexo, pula de um assunto no outro com incrível rapidez, as vezes se torna incompreensível uma verdadeira salada de palavras sem ligação entre si.
Isolamento social procura ficar sozinho e isolado, fugindo do contato e de grupos de pessoas. Somente se agrega com muita dificuldade e com grande ansiedade. Nota-se que ele prefere lugares isolados, como em baixo de pontes onde não hajá ninguém e lugares abertos detestando lugares fechados.
Desconfiança e perseguição em várias ocasiões desconfia das intenções das pessoas próximas, se sente perseguido por elas e até “vê” complôs de assassinato contra sua pessoa. Reagindo com fuga ou ataque.
Alucinações auditivas podemos notar em várias cenas, as alucinações auditivas, sendo que essas alucinações são sempre de perseguição, humilhação e que também são vozes familiares e outras desconhecida, nao sabe que as vozes são seus próprios pensamentos, mas pensa que vem do exterior o assustando muito e gerando muitas dificuldades, principalmente dificuldades de interação social.
Decadência da higiene pessoal pode-se notar no filme várias cenas onde a higiene pessoal fica comprometida quase não toma banho, suas roupas são amaçadas e sujas vestes chamativas e pouco usuais esse aspecto chama muita atenção, pois veste sempre roupas e chapeis muitos chamativos e bem diversificados roupas com muito brilho e cores vibrantes.
Ausência de expressões faciais ou rosto sem expressão quase em todo o filme apresenta sempre um rosto sem de expressão, sem visíveis sinais de emoção sempre fala e interagem consigo ou com os outro sem manifestar expressões faciais o rosto se mostra imóvel quase sem contato visual e expressões corporais reduzidas.
Junta e guarda objetos estranhos e sem valor podemos ver o seu carrinho de compras, cheio de objetos esquisitos e sem valor, como por exemplo folhas de palmeiras ele dá muita importância aos seus pertences pessoais, como se fossem um tesouro, os leva para todo lado que vai, nunca os abando ou os deixa sem supervisão.
Resmunga o tempo todo, um habito recorrente, e muito visível do seu comportamento seja sozinho, no meio de uma conversa, ele resmunga, sempre rápido e muitas vezes sem sentido ou conexão com o que está acontecendo ou sendo dito.
...