Fundamentos da Psicologia I
Por: GraziellePrianti • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 674 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
Curso: Psicologia;
Matéria: Fundamentos de Psicologia I.
1 – Explique fenômenos psicológicos e dê um exemplo.
Fenômenos psicológicos são processos sucessivos que acontecem no íntimo de cada um e são construídos a partir de novas experiências que nos permite sentir, pensar e interagir com o mundo, constituindo a subjetividade e influenciando o comportamento, por meio do significado que o sujeito dará ao pensamento. Ex: duas pessoas, A e B, que ficaram desempregadas. Enquanto a pessoa A pode considerar esse fato como motivador para alcançar novos objetivos, a pessoa B pode sentir raiva do antigo chefe e, até mesmo, entrar em depressão.
2 – Explique subjetividade e dê um exemplo.
Subjetividade trata-se da forma particular (interna) do indivíduo para a compreensão do mundo, é o nosso modo de ser. É construída à medida que cada um se desenvolve e vivencia experiências tanto na vida social, como na cultural, somado à constituição biológica. Está entrelaçada ao movimento, pois as pessoas estão sempre se apropriando de novas experiências. Ex: a apropriação da “moda das novelas”: se um sapato fez sucesso com uma atriz X, a maioria das pessoas passam a usá-lo, muitas vezes, sem nem mesmo fazer parte de seu gosto pessoal.
3 – Qual a diferença entre desenvolvimento e aprendizagem? Dê um exemplo de cada.
O desenvolvimento ocorre através das estruturas genéticas associadas às condições ambientais em que o sujeito está inserido, ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico, sendo caracterizado como o resultado dessas. Ex: o desenvolvimento educacional, no qual o aluno vai passando para a próxima série. Enquanto a aprendizagem é um processo constante da interpretação pessoal das experiências que o ambiente nos propicia, modificando nossas respostas (para as teorias do condicionamento) ou apresentando consequências na organização do conhecimento (para as teorias cognitivistas). Ex: aprender a amarrar os cadarços de um sapato.
4 – Dê um exemplo de cada uma das 4 entradas do plano genético de desenvolvimento.
Filogênese - características da espécie humana. Ex: nascemos com imaturidade e demorarmos para atingir a maturidade, acarretando-nos uma possível adaptação às diferentes condições oferecidas pelo meio – plasticidade cerebral. Ontogênese - características do indivíduo dentro da espécie. Ex: uma criança, que em contato com outras, tende a desenvolver de forma mais rápida a linguagem do que aquela que é criada somente entre adultos que contemplam suas necessidades, sem que ela precise falar o que está sendo desejado. Sociogênese - características culturais do meio em que o indivíduo está inserido. Ex: as vestimentas que se diferem no ocidente e no oriente. Microgênese - característica específica do desenvolvimento individual. Ex: o processo em que um sujeito aprendeu a falar, considerando os estímulos envolvidos, que vão diferenciar de uma criança para outra.
5 – Quais são as concepções sobre desenvolvimento?
As concepções sobre desenvolvimento somam três: a inatista, na qual explica-se o desenvolvimento como algo inato do ser humano, resultante apenas das informações biológicas. Na interacionista, o desenvolvimento acontece a partir da interação dos fatores biológicos a ambientais (meio físico, social e cultural). Enfim, na ambientalista o desenvolvimento ocorre apenas pelo ambiente e é resultado da aprendizagem, diferentemente da concepção inatista, cuja aprendizagem não influencia o desenvolvimento.
...