Fundamentos da Psicologia Sistêmica
Por: Nathália Rocha de Vasconcelos Paiva • 12/6/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.756 Palavras (8 Páginas) • 106 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
Curso Psicologia – 5N1
Fundamentos da Psicologia Sistêmica - Prof. Samara Rodrigues de Souza
Alunas:
Maria de Fátima Saliba - RA: 12104902
Nathalia Guimarães de Morais - RA: 12114517
Nathália Rocha de Vasconcelos Paiva - RA: 12106960
Pollyanna de Sena Lima Ferreira - RA: 12114404
Simone Miranda de Oliveira - RA: 10720933
ESTUDO DIRIGIDO – 13/06/2022
Parte 1
Assistam ao Filme: Álbum de Família- Link disponibilizado em aula
Parte 2
Respondam as questões abaixo articulando o filme assistido com os textos trabalhados em sala de aula sobre a terapia estratégica, estrutural e teoria dos sistemas familiares de Murray Bowen.
- Orientado pelos princípios da escola estratégica, qual poderia ser o problema apresentado pela família? Como poderia ser construída pelo terapeuta uma formulação de uma imagem específica para esse problema?
Na cena inicial, pelo descontrole emocional de Violet ao se deparar com o marido e a nova funcionária contratada, já são percebidos os problemas de longa duração entre ela e Beverly, seu marido. Podemos pensar que caracterizavam a persistência de uma dificuldade mal enfrentada, e como um novo evento ocasiona um feedback positivo que reforça a disfunção conjugal.
Ambos, marido e esposa desenvolveram mecanismos de defesa através de seus vícios de substâncias, a bebida alcoólica e remédios, respectivamente.
Assim como esse casal, Charles e Mattie, irmã de Violet, também refletiam uma disfunção em seu relacionamento pelas ironias e acusações que são compartilhadas em várias passagens da história. E, percebe-se também uma relação triangular entre pai e filho, com a mãe ficando à parte.
Pode-se deduzir que durante muitos anos ocorreram esforços inadequados na solução de problemas nas famílias de origem e na extensa. Dessa forma, comportamentos confusos foram reforçados e transmitidos à geração posterior, o que pode ser visto nas falas e expressões dos membros da família presentes no jantar pós-funeral, em que estão todos reunidos, e muitas alfinetadas entremeia seus diálogos, o que demonstra caos e confusão.
Tudo isso se refere a problemas como resultado de hierarquias incongruentes. As relações familiares eram ríspidas, desrespeitosas e ambivalentes. As dificuldades de personalidade, os sentimentos e emoções constantemente alterados, tumultuavam os encontros entre eles, onde as pessoas se ofendiam mutuamente, mesmo que logo após demonstrassem arrependimento, com um pedido de desculpas. Num jogo de ofensas e defesas gerando sintomas com função específica para aquele sistema.
Há jogos multigeracionais, segredos e triangulações que cercavam os vários sintomas manifestados. Posteriormente serão desvendados também os segredos em relação à avó, “mãe era uma velha sórdida e má” de Violet e Mettie, e o de Beverly ser o pai biológico de little Charles. De alguma forma pode ser esse emaranhado de relações ocultas, a justificativa para o sintoma manifestado pelo suicídio de Bervely, em meio ao seu desencanto, e sentimentos de dor, que o levaram a uma morte prematura.
- Cite e explique quais os subsistemas encontrados na família retratada no filme?
Há configurações transacionais que exercem uma regulação nos comportamentos dessa família. Teoricamente os subsistemas acontecem em função da geração, de gênero e de interesses, e por vezes os agrupamentos formam coalizões encobertas que ultrapassam os subsistemas convencionais. Esses arranjos podem ter infinitas possibilidades, e nessa família muitos são percebidos.
Dentre os subsistemas interpessoais podem ser citados alguns dos vários casais em subsistemas conjugais, que ao mesmo tempo pertencem a outro subsistema por alianças:
- Beverly e Violet formavam um subsistema conjugal; mas Beverly e Bárbara, pai e filha, tinham peculiar afinidade e interesses comuns, e por isso formavam outro subsistema interpessoal.
- Charles e Mattie também formavam um subsistema conjugal; mas Charles e o filho, little Charles formavam outro subsistema pelo afeto e cumplicidade.
- Bárbara e Bill formavam o subsistema parental em relação à filha Jean, mas entre Jean e o pai, Bill, há outro subsistema de interesses e cumplicidade em relação à maconha.
- Karen e Steve formavam uma díade pelo subsistema conjugal. A Karen e a Jean formavam um subsistema geracional por serem tia e sobrinha; e Steve e Jean, outra díade ou subsistema por interesse comum, a maconha.
- Ivy e little Charles formavam a díade ou subsistema conjugal, descobriu-se serem meio-irmãos, que deu origem a outro subsistema, o fraterno, mas também formavam uma coalizão, pelo sentimento de abandono ou rejeição, que lhes era comum.
Subsistemas em fratrias/fraternais:
- Da primeira geração, são irmãs, a Violet e a Mattie;
- Da geração seguinte, Bárbara, Karen, Ivy são irmãs biológicas,
- Ao final, descobre-se que little Charles é meio-irmão de Bárbara, Karen e Ivy, filho biológico do mesmo pai, o Beverly.
- E os cunhados entre si, o Bill, o Steve, e o little Charles que fazem parte do subsistema interpessoal em fratria.
Subsistemas individuais:
- Jean e Johnna, e também cada um dos demais membros/personagens, porque todos nós somos um subsistema individual de um sistema familiar.
- Quais os tipos de fronteiras existentes na família retratada no filme? Justifique sua resposta.
São percebidas principalmente fronteiras enredadas/emaranhadas, mas há também as apartadas/difusas. A comunicação é deficiente e generalizada nessa família, com a tolerância de uma diversidade de comportamentos entre seus membros.
As fronteiras enredadas/emaranhadas são aquelas em que os membros se afastam de si mesmos, pois não se diferenciam, mas criam embates pelas dificuldades em interrelacionar uns como os outros, devido aos sentimentos de pertencimento ao sistema. Ao mesmo tempo demonstram preocupação excessiva em relação aos sofrimentos dos outros. Podem ser vistas na mãe Violet em relação às filhas, por suas atitudes intensas de super proteção, em especial pela filha Ivy, da mesma forma vemos a reciprocidade na submissão exagerada da filha Ivy em relação à mãe Violet.
...