Gerentes de motivação
Tese: Gerentes de motivação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jamjam • 31/10/2013 • Tese • 3.106 Palavras (13 Páginas) • 211 Visualizações
Etapa 2
Personagens Alba, João, Rui
1Fator que motiva 2 Fator que desmotiva
Alba = 1 Amor aos animais, satisfação pessoal. 2 Falta de respeito e valor pelos funcionários.
João =1 Realização de um sonho, seu Pet Glamour. 2 Falta de cooperação de sua sócia Alba na parte administrativa.
Rui |=1 Pelo cargo que está e a confiança que recebeu de seus patrões. Falta de comunicação com os funcionários, perdendo o controle dos produtos da loja.
Relatório:
Nesta Etapa definimos um problema para muitas empresas que causa desconforto, doenças, ineficiência e ineficácia o chamado Stress um momento de dificuldade no Pet shop, o que melhor distingue isso é o tamanho Isso ocorreu com os Gestores da Empresa Pet Glamour, Alba, João e Rui estão passando o stress que eles possuem, transportando assim, para a empresa e funcionários.
A desmotivação causada pelo stress faz com que gestores e funcionários entrem em conflito muitas vezes com desrespeito, desorganização, falta de cooperação e comunicação. Com esses motivos a empresa entra em um processo de perda não somente financeiramente, mas de funcionários já treinados e adeptos a todo trabalho.
A motivação dos gestores vem por terem realizado o sonho de ter um Pet shop e ter chegado aonde chegou, já para os funcionários por estarem empregados com certa renda que os fazem permanecer na empresa mesmo com crises ou não.
As desorganizações ambas as pessoas ou profissionais fez com que o comportamento dos gestores perdesse o controle de todo os setores da empresa, ocasionando um sério risco de a perderem.
Concluímos que o stress contribui para muitos problemas nessa empresa, provocou tensões, desiquilíbrios, desordem e desrespeito.
Para que isso se resolva é necessário que todos tenham consciência de seus atos e omissões embarcados em todos os setores, se reunindo e entrando em um acordo de que esse stress os prejudica, mas levando em conta ele pode ser positivo, resultando com ele um melhor treinamento de mudança e alto desenvolvimento com sucesso.
Etapa 3
Alba, Anita, Léa e Éder tomam conta e trabalham no banho e tosa.
Rui, Leila e Elaine tomam conta e trabalham na venda do Pet.
Formais são: Alba, Anita, Léa e Éder tomam conta e trabalham no banho e tosa.
Rui, Leila e Elaine tomam conta e trabalham na venda do Pet.
Esse grupo é formado pelo fato de trabalharem juntos, dentro do mesmo espaço fisico.
Os informais são: Rui é um colega informal de todos dentro do Pet mesmo não tendo voz ativa sobre as colaboradoras ele consegue ser um colega informal dentro do Pet, a vendedora Leila é uma amiga informal também de Anita. Alba também se tornou uma colega informal dos demais colaboradores do banho e tosa.
Esse grupo é formado porque não trabalham juntos, mais criaram uma certa amizade fora de seu grupo formal.
Os conflitos no banho e tosa é que Éder se vangloria muito do seu trabalho (seu talento), o conflito em geral no Pet Glamour é que Alba culpa João pela queda do faturamento, já João reclama que Alba não o ajuda na administração do Pet, e os funcionários do banho e tosa usam os produtos sem que Rui (gerente) esteja a par e seja informado pelos demais, gerando assim uma falta de controle dos estoques. .
TABELA GRUPOS FORMAIS
GRUPO FORMAL | COMPONENTES | CONFLITOS |
Banho e Tosa - Alba, Anita, Léa e Éder -Pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem aviso ou registro ao gerente (Rui)Éder (tosa) se vangloria muito do seu trabalho (talento).
ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE (EDE)
Grau de confiança recíproca = 3
Comunicações = 1
Grau de apoio recíproco = 3
Objetivos da equipe = 4
Tratamento dos conflitos dentro da equipe = 3
Utilização das habilidades dos membros = 5
Método de controle = 7
Ambiente organizacional = 6
Nesta etapa podemos concluir que existe uma grande deficiência na formação dos grupos formais dentro do Pet Glamour.
Definimos quais são cada grupo e assim compreender que dentro do Pet Glamour existe uma 5certa falta de confiança, a comunicação entre eles praticamente não funciona, o apoio recíproco é mínimo, eles quase não se ajudam. O controle dentro do Pet é feito pelos próprios colaboradores, fazendo assim com que a função do gerente se torne inútil.
A equipe do grupo formal do Banho e Tosa é: Alba, Anita, Léa e Éder.
Existem certos conflitos a serem resolvidos, entre os mais comuns estão, a falta de apoio de Alba ao seu irmão João, fazendo com que João fique sobrecarregado com os assuntos da administração do Pet Glamour.
Dentro dos grupos formais também existe uma serie de conflitos, entre eles estão: Eder que se acha mais competente que suas colegas de trabalho, as colaboradoras Anita e Léa que passam por cima da autoridade do gerente Rui, fazendo o que bem entendem.
As colaboradoras do banho e tosa acabou adquirindo certa amizade com Alba pelo fato dela permitir que elas façam o que quiserem dentro do banho e tosa, e que a partir dai gerou o conflito com Rui que não fica a par de nada do que acontece dentro do banho e tosa, conseqüência da falta de liderança de Alba junto à sua equipe.
A equipe do grupo formal de Vendas Loja é: Rui, Leila e Elaine.
Dentro da equipe de vendas tem um certo conflito gerado pela falta, atestados e atrasos de algumas colaboradoras.
O gerente não consegue assim formar uma boa equipe entre o banho e tosa e vendas, pela sua falta de liderança não consegue resolver os conflitos e a desmotivação dos colaboradores.
Percebemos também que dentro do Pet Glamour existe uma colaboradora Iara Santa, mais que não foi citada
...